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Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)[1] , atualmente, o Brasil possui em torno de 13.408 pontos de abastecimento de combustíveis automotivos. Está entre os principais consumidores globais de derivados de transportes e é o maior mercado de combustíveis da América do Sul. Na última década, a demanda cresceu significativamente e estima-se que, nos próximos anos, a capacidade instalada para produção de derivados e a infraestrutura de distribuição não serão suficientes para atender ao crescimento.[2] Para atrair cada vez mais clientes, os postos de combustíveis estão investindo não só em serviços voltados para os veículos, mas se tornando um espaço multifuncional, onde o cliente encontra tudo do que necessita: lavanderias, lojas de conserto de roupas e sapatos, food service, drogarias, locadoras de DVD e de aluguel de carro, entre outras lojas.[3] Investir em tecnologia para identificar automaticamente se o carro precisa de troca de óleo, assim que estaciona no posto, por exemplo, e investir em containers, um tipo de posto móvel, são tendências em postos de combustíveis que chegam ao Brasil.[4]

Nesse sentido, o grande diferencial na hora de conquistar os clientes está na qualidade da prestação do serviço realizado pelo frentista, como um bom atendimento e a agilidade no serviço. Considerando que boa parte desses profissionais não possui formação na área e recebe instruções informais das empresas de combustíveis, torna-se mais que necessária sua qualificação profissional para atuar, tanto nos postos de combustíveis como em terminais privados. Como vimos, as tendências e os desafios demandam desses profissionais diversos conhecimentos, habilidades e atitudes que vão além do abastecimento de veículos automotores, como a manipulação correta de máquinas e equipamentos, o desenvolvimento da consciência ambiental e, também, estratégias para vender e lidar com o público, bem como agir e fazer cumprir as normas de saúde e segurança no trabalho, que são elementos relevantes para o exercício profissional do frentista.

Em consonância com o cenário descrito, o Senac oferta a Qualificação Profissional de Frentista, a fim de promover o desenvolvimento de competências de profissionais capazes de lidar com as exigências desse mercado atual, preparando-os para que conheçam e saibam aplicar os princípios educacionais e profissionais do curso. Contribui, assim, para o suprimento de uma ocupação importante no contexto da evolução econômica do País.

 

[1] CHAMBRIARD, Magda. Cenário atual do abastecimento de combustíveis automotivos no Brasil. In: FÓRUM DE DEBATES, 12., 2016, Rio de Janeiro. [Slides]. Rio de Janeiro: ANP, 2017. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/wwwanp/?dw=80382>.  Acesso em: 4 jul. 2017

[2] CHAMBRIARD, 2016.

[3] A TENDÊNCIA do posto de gasolina como espaço multifuncional. Florianópolis: ARXO, 2017. Disponível em: <http://www.arxo.com/blog/br/2017/01/17/tendencia-do-posto-de-gasolina-como-espaco-multifuncional/>. Acesso em: 4 jul. 2017.

[4] CONHEÇA as principais tendências do posto de gasolina. Cesta Nobre [Blog]. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível em: <http://blog.cestanobre.com.br/as-principais-tendencias-do-posto-de-gasolina/>.  Acesso em: 4 jul. 2017.

 

O Frentista é responsável pelo abastecimento de veículos automotores e/ou máquinas pesadas.  Esse profissional manuseia diferentes tipos de combustíveis, verifica a troca de fluídos e filtros e a calibragem de pneus. Acompanha o recebimento e controle da qualidade de combustíveis e comercializa produtos e serviços, recebendo valores.

Atua como empregado em postos de combustíveis e serviços, podendo trabalhar em horário diurno, noturno ou em rodízios. Relaciona-se com fornecedores, clientes internos e externos, contribuindo para o trabalho em equipe, a satisfação e a fidelização do cliente.

O profissional Frentista, qualificado pelo Senac, tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Infraestrutura, cuja natureza é “manter” e pertence ao segmento Transporte e Armazenagem.

  

Competências

  • Manusear produtos e equipamentos de trabalho.
  • Executar procedimentos de atendimento ao cliente no abastecimento de veículos, venda de produtos e serviços.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.

O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu  domínio de competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente;
  • ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário;
  • ser somativa: atestar o  rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).

As menções adotadas no Modelo Pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.

De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

 

1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao término da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

 

2. Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08).

Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.

Nos cursos em que não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos a sua realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.

No presente curso, o estágio não é obrigatório.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com formação em nível superior completo em Administração, Marketing, Engenheiro de Produção, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Mecânico ou áreas afins, preferencialmente com formação pedagógica e/ou experiência em serviços de postos de combustíveis.
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