A busca pela excelência no atendimento é um constante desafio para as organizações que pretendem conquistar uma posição de destaque no mercado, à medida que as atividades de atendimento integram diferentes atores em um contexto específico que exige dos profissionais da área capacidade para responder distintas necessidades tanto dos clientes, quanto da empresa.
De todos os profissionais de atendimento em empresas do setor de comércio e serviços, o operador de caixa é último a ter contato pessoal com o cliente, sendo crucial para o sucesso do negócio, já que afeta o fluxo de caixa e influencia o grau de satisfação que os clientes têm com relação ao serviço, uma vez que é no momento em que o cliente passa suas compras pelos terminais de frente de caixa que se consolida todo o esforço de venda da empresa. Atualmente, apesar do surgimento de estratégias e tecnologias inovadoras no varejo que podem a impactar as funções do Operador de Caixa, como as que possibilitam ao cliente comprar on-line e retirar na loja física ou finalizar sua compra por meio de autoatendimento, a ocupação tende a manter sua relevância no mercado de trabalho, seja pelo alto custo do uso da tecnologia, seja pelos fatores culturais e de perfil que caracterizem os consumidores brasileiros.
A oferta da Qualificação Profissional em Operador de Caixa pelo Senac justifica-se pela demanda por profissionais diferenciados, capazes de atender com qualidade e competência e de acompanhar as transformações de seu contexto de trabalho, a fim de atenderem a proposta de valor que o negócio se propõe a ofertar no mercado.
O profissional Operador de Caixa é responsável por realizar procedimentos de abertura de caixa, registro de entradas de valores e saídas de produtos/serviços, prestando conta dos valores movimentados, atendimento ao público, realiza a sangria e o fechamento de caixa em parceria com o fiscal e repõem os suprimentos do caixa.
Atua em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversas áreas de varejo, atacado, entretenimento e serviços. Trabalha em turnos alternados. Na realização de suas atividades interage com funcionários de outros setores e contribuindo para a satisfação e fidelização do cliente.
O Operador de Caixa, qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Comércio.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Operador de Caixa:
Competências
• Orientar os clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços;
• Realizar a abertura e fechamento do caixa e processos de registro da venda de produtos/serviços.
De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.
O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno, por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:
8.1.1. Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Ao final da Unidade Curricular
8.1.2. Menção por Unidade Curricular:
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
8.1.3. Menção para aprovação no curso:
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
8.2. Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/2008).
Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.
Nos cursos em que o não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.
No presente curso, o estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional na operação, gestão ou consultoria ligada ao varejo e que evidencie atualização na área, por meio de participação em cursos, palestras, oficinas, treinamentos recentes ou referências à produção na área de Vendas e formação superior em Administração, Contabilidade ou áreas afins, preferencialmente com formação pedagógica.
Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.
Cidade | Data | Horário e Frequência | Duração | Modalidade | Investimento | |
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Cruzeiro do Sul | 10/03/2025 até 13/05/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (07:30 às 11:30) |
160h | Presencial | R$ 417,00 | |
Rio Branco | 21/01/2025 até 26/03/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (13:00 às 17:00) |
160h | Presencial | R$ 417,00 | |
Rio Branco | 21/01/2025 até 26/03/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00) |
160h | Presencial | R$ 417,00 |