A sociedade do conhecimento articula seus saberes e confere valor aos dados armazenados, processados, transferidos e acessados através das redes locais e da internet. O computador tornou-se uma das principais ferramentas de trabalho nos mais variados setores da sociedade
por ser um instrumento capaz de armazenar grande número de informações, realizar cálculos e processar um considerável volume de dados.
Neste contexto, o segmento de tecnologia tem demonstrado um aumento significativo no uso do computador nas tarefas do cotidiano das empresas e usuários finais. Conforme pesquisa do FGV1, o Brasil tem mais de 440 milhões de dispositivos digitais em uso. Esse dado evidencia a necessidade de profissionais capacitados, que atuem de forma dinâmica e competente com os recursos tecnológicos e ferramentas digitais disponíveis nas empresas.
O curso de aperfeiçoamento em Operar sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos do Senac está alinhado a este contexto, em consonância com as inovações tecnológicas e com enfoque em eficácia e excelência na prestação de serviços.
Não há.
De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o objetivo do presente curso.
O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:
Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
• Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
• Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
• As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
8.1.1. Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
• Atendido – A
• Parcialmente atendido – PA
• Não atendido – NA
Ao final da Unidade Curricular
• Atendido – A
• Não atendido – NA
8.1.2. Menção por Unidade Curricular:
Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
• Desenvolvida – D
• Não desenvolvida – ND
8.1.3. Menção para aprovação no curso:
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (competências).
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
• Aprovado – AP
• Reprovado – RP
8.2. Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Não há.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em sistemas operacionais, pacote de escritório, segurança da informação e manutenção de computadores e periféricos e formação em Técnico em Informática e/ou Graduação em Sistemas de Informação/Ciência da Computação/Engenharia da Computação ou áreas afins.
Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.
Não temos cursos disponíveis no momento!