Fazer bolos e tortas pode ser o caminho escolhido por quem deseja montar o próprio negócio ou gerar uma renda extra[1]. Esse tipo de mercado bastante popular e promissor, principalmente por ser simples de começar, pela acessibilidade do investimento inicial e pelo fato de o empreendedor poder iniciá-lo em sua própria residência.
Ao mesmo tempo, a diversificação e a rentabilidade dos serviços de panificação vêm crescendo. Como a demanda é alta, esse nicho acolhe todos os tipos de produções, do produto mais modesto ao mais sofisticado[2]. Tão importante quanto a estética, há de se considerar o sabor como um fator determinante para a fidelização do cliente. Com este curso de preparo de bolos e tortas, os profissionais da gastronomia poderão ampliar sua capacidade criadora, elaborando bolos e tortas e tendo a qualidade como diferencial do seu empreendimento, justificando, assim, a oferta deste curso.
[1] TORREÃO, L. Bolos e tortas são opções para quem deseja empreender. In: Portal Senac Pernambuco. Recife, 7 mar. 2018. Disponível em: http://www.pe.senac.br/bolos-e-tortas-sao-opcoes-para-quem-deseja-empreender/. Acesso em: 12 set. 2018.
[2] ASSAS. Empreendedor: Dicas para seu negócio de tortas e doces artesanais. In: Blog Asaas. [S.l.], 4 jul. 2014. Disponível em: https://www.asaas.com/blog/empreendedor-dicas-para-seu-negocio-de-tortas-e-doces-artesanais/. Acesso em: 12 set. 2018.
O curso de aperfeiçoamento em preparo de bolos e tortas tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: elaborar produções de bolos e tortas.
É destinado a profissionais que atuam no segmento de produções alimentícias ou de gastronomia.
Não se aplica.
Não se aplica.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
Forma de expressão dos resultados da avaliação
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Ao final da Unidade Curricular
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Não se aplica.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em preparação de bolos e tortas e com formação em Confeitaria ou áreas afins.
Cidade | Data | Horário e Frequência | Duração | Modalidade | Investimento | |
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Rio Branco | 17/02/2025 até 11/03/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (13:00 às 17:00) |
40h | Presencial | R$ 400,00 |