Preparo de bolos e tortas

Você está aqui: Início Cursos Preparo de bolos e tortas

Fazer bolos e tortas pode ser o caminho escolhido por quem deseja montar o próprio negócio ou gerar uma renda extra[1]. Esse tipo de mercado bastante popular e promissor, principalmente por ser simples de começar, pela acessibilidade do investimento inicial e pelo fato de o empreendedor poder iniciá-lo em sua própria residência.

Ao mesmo tempo, a diversificação e a rentabilidade dos serviços de panificação vêm crescendo. Como a demanda é alta, esse nicho acolhe todos os tipos de produções, do produto mais modesto ao mais sofisticado[2]. Tão importante quanto a estética, há de se considerar o sabor como um fator determinante para a fidelização do cliente. Com este curso de preparo de bolos e tortas, os profissionais da gastronomia poderão ampliar sua capacidade criadora, elaborando bolos e tortas e tendo a qualidade como diferencial do seu empreendimento, justificando, assim, a oferta deste curso.

 

[1] TORREÃO, L. Bolos e tortas são opções para quem deseja empreender. In: Portal Senac Pernambuco. Recife, 7 mar. 2018. Disponível em: http://www.pe.senac.br/bolos-e-tortas-sao-opcoes-para-quem-deseja-empreender/. Acesso em: 12 set. 2018.

[2] ASSAS. Empreendedor: Dicas para seu negócio de tortas e doces artesanais. In: Blog Asaas. [S.l.], 4 jul. 2014. Disponível em: https://www.asaas.com/blog/empreendedor-dicas-para-seu-negocio-de-tortas-e-doces-artesanais/. Acesso em: 12 set. 2018.

 

 

O curso de aperfeiçoamento em preparo de bolos e tortas tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: elaborar produções de bolos e tortas.

É destinado a profissionais que atuam no segmento de produções alimentícias ou de gastronomia.

Não se aplica.

Não se aplica.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

      Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

 

 

 Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

 Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

 

 Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

Não se aplica.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em preparação de bolos e tortas e com formação em Confeitaria ou áreas afins.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Rio Branco 17/02/2025 até 11/03/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (13:00 às 17:00)
40h Presencial R$ 400,00
Compartilhe esta página
Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.


(68) 3213-3000

faleconosco@ac.senac.br

Departamento Regional do Acre