A gastronomia, de forma geral, vem obtendo um faturamento expressivo na economia do país. A pesquisa organizada pela Mintel[1] destaca que 7 bilhões de reais devem ser gastos no consumo de aperitivos. Estes produtos podem ser encontrados em padarias, quiosques, food trucks, lojas, dentre outros estabelecimentos de gastronomia.
O principal local de compra de salgados apontado nesses dados é o supermercado, com 63% de preferência dos consumidores, sendo que 42% dos brasileiros consomem salgados fora de casa. Com essa vasta disponibilidade e com as demandas do mundo do trabalho que levam os brasileiros a permanecer mais tempo fora de casa, pode-se inferir que se trata de um mercado ainda em expansão.
Devido ao aumento desse setor, ocorre a necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais que desejam ingressar ou se atualizar em preparações de salgados
[1] MAQTIVA. O que esperar do mercado de salgados em 2018? In: Blog Maqtiva. [S.l.], 8 jan. 2018. Disponível em: https://maqtiva.com.br/blog/o-que-esperar-do-mercado-de-salgados-em-2018/. Acesso em: 31 out. 2018.
O curso de aperfeiçoamento em Preparo de salgados tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: elaborar produções de salgados.
É destinado a profissionais e alunos da gastronomia ou áreas afins.
Não se aplica.
Não se aplica.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
Forma de expressão dos resultados da avaliação
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Ao final da Unidade Curricular
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Não se aplica.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência em produção de salgados e formação em Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos ou áreas afins.