Preparo de sushis e sashimis

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Nas últimas décadas, o mundo tem presenciado um acelerado processo de globalização dos costumes e hábitos alimentares. Houve uma rápida difusão de alimentos, como o sushi e o sashimi, que anteriormente eram consumidos somente em países asiáticos. Esses pratos à base de pescado cru em pouco tempo se tornaram sinônimo de comida saudável. Locais especializados nesse tipo de culinária são cada vez mais frequentados nas cidades brasileiras.

A disseminação no Brasil da cultura saudável da alimentação nipônica resultou em um grande aumento no número de restaurantes japoneses no país, alavancando o consumo de pescado fresco, considerado o principal prato destes estabelecimentos. Em nível nacional, a estimativa é de que a gastronomia asiática movimente em torno de R$19 bilhões anuais[1]. É válido lembrar que a disseminação dessa cultura só foi possível após a consolidação, em solo brasileiro, da descendência de japoneses, que foram educados nas tradições orientais e ocidentais, tornando-se agentes culturais, e acabaram por abrir a possibilidade de compreensão da tradição japonesa (RIBEIRO; PAOLUCCI, 2006[2]), destacando a importância de profissionais aptos para atuar no preparo de sushis e sashimis.

 

[1] FORMIGONI, Ivan. Gastronomia asiática: veja os números do mercado no país! In: Food News. [S.l.], 25 set. 2017. Disponível em: http://www.foodnewsoficial.com.br/mercado/gastronomia-asiatica/. Acesso em: 29 ago. 2018.

[2] RIBEIRO, C. M. A; PAOLUCCI, L. Gastronomia, Interação cultural e Turismo: estudo sobre a dispersão da culinária nipônica na Cidade de São Paulo – 100 anos da imigração japonesa no Brasil. SEMINTUR, n. 4, jul. 2006, Caxias do Sul. Anais do Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Caixas do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006.

Não há.
Não há.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

 

 

 

7.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

7.1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

 

7.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

 

7.2. Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

Não há.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional na cozinha japonesa, com destaque no preparo de sushis e sashimis, e formação em Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos ou áreas afins.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Rio Branco 10/03/2025 até 21/03/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
40h Presencial R$ 450,00
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