Segundo o site “Amigos pelo Coração”, anualmente ocorrem mais de 200 mil paradas cardiorrespiratórias no Brasil, sendo que 50% dos casos são registrados em ambientes extra-hospitalares, como ruas, shoppings e estádios. Apesar dos dados alarmantes, pessoas leigas desconhecem como proceder para salvar alguém que esteja em parada cardíaca ou em outras situações de atendimento, como acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, afogamentos, entre outros[1].
Diante disso, o curso de Primeiros Socorros ora proposto visa proporcionar ao participante conhecimentos e habilidades para prestar primeiros socorros às vítimas de acidentes ou mal súbito até a chegada do socorro médico.
[1] Fonte: http://www.amigospelocoracao.com.brEste curso objetiva desenvolver habilidades necessárias à prestação de primeiros socorros a vítimas de acidentes ou mal súbito até a chegada do atendimento especializado. É destinado ao público em geral.
Não há.
Não há.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
Atendido ¯ A
Parcialmente atendido ¯ PA
Não atendido ¯ NA
Ao final da Unidade Curricular
Atendido ¯ A
Não atendido ¯ NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
Não há.
Profissionais com formação superior em Enfermagem e experiência profissional em urgências e emergências.