No século XXI, consumidores bem informados buscam por produtos e serviços diferenciados, consomem por meio de diversos canais e desejam atendimento individualizado, nesse sentido o mercado de nicho tem se tornado uma tendência.
Empresas buscam foco em determinados nichos de mercado, porém, manter-se e expandir o negócio no comércio tornou-se uma tarefa complexa, pois a competitividade demanda inovação constante e a aplicação de estratégias de inteligência competitiva. Embora, o atendimento com qualidade continue a ser premissa para uma boa venda, várias ações são necessárias para a conquista dos clientes, principalmente as que possibilitam boas e memoráveis experiências.
Neste cenário é preciso considerar ações, atitudes e habilidades que possibilitem ultrapassar a mera venda de um produto ou serviço, faz-se necessário conhecer o cliente, captar seus desejos e transformá-los em realidade por meio da experiência de compra que contemple sensações e satisfação. No universo do comércio um dos atores que contribui para esse processo é o promotor de vendas que realiza atividades como demonstração, organização, apresentação e promoção de mercadorias, produtos e serviços, além de orientação a clientes durante a compra, sendo seu papel importante para que a venda proporcione boas experiências que se concretizem em compras.
Tendo em vista a demanda por profissionais com postura proativa, que transmitam segurança, sejam receptivos e proponham melhorias em suas atividades, o Senac oferece o curso de Qualificação Profissional em Promotor de Vendas para atender às exigências do mercado e preparar pessoas para atuar no Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
O Promotor de Vendas é o profissional responsável pela promoção de venda e orientação sobre mercadorias, produtos e serviços, mediante negociação de locais para exposição ou que sejam previamente definidos. É responsável pela limpeza, montagem e organização do ponto de venda, sinalizando a necessidade de abastecimento. Executa e orienta ações de merchandising de mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda e promove degustação de produtos e serviços em empresas de diversos segmentos.
Atua em feiras, eventos e estabelecimentos comerciais de atacado ou varejo, em dias e horários flexíveis, como autônomo ou contratado. Trabalha em equipe interagindo com profissionais de diversos setores e clientes.
O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento Comércio. Sendo suas competências:
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Promotor de Vendas:
• Realizar ações de promoção de mercadorias, produtos, serviços e marcas em diferentes canais de vendas.
• Apresentar mercadorias, produtos e serviços
De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.
O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
• avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo;
• ser diagnóstica e formativa;
• permear e orientar todo o processo educativo;
• verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem);
• permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback em que docente e aluno possam, juntos, fazer correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso.
Forma de expressão dos resultados da avaliação
• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para fazer os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
• As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
• Atendido – A
• Parcialmente atendido – PA
• Não atendido – NA
Ao fim da Unidade Curricular
• Atendido – A
• Não atendido – NA
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
• Desenvolvida – D
• Não desenvolvida – ND
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
• Aprovado – AP
• Reprovado – RP
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08).
Conforme previsto em legislação vigente, o estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.
Nos cursos em que o estágio não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos sua realização de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.
No presente curso, o estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Promoção de vendas ou gestão de empresas e formação superior em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Marketing, Publicidade e Propaganda ou pós-graduação em Gestão Comercial ou Empresarial