O atendimento ao público é uma das tarefas mais importantes, pois se constitui, muitas vezes, no primeiro contato do cidadão com a unidade de saúde. Determinadas falhas nesse atendimento inicial podem prejudicar a imagem da instituição, por isso devem ser evitadas.
Estudos mostram a importância da qualidade no atendimento devido a clientes cada vez mais exigentes e a necessidade de as empresas precisarem acompanhar essas mudanças[1], buscando sempre uma melhoria contínua em seus produtos e serviços, o que justifica a procura de profissionais por cursos de aperfeiçoamento a fim de melhorar a qualidade de sua atuação na área de serviços de saúde.
[1] Artigo científico apresentado à Universidade do Contestado ¯ UnC, Campus de Curitibanos, Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial, como requisito para obtenção do título de especialista. ESTUDO DE SATISFAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS ¯ SC.O curso Qualidade no Atendimento em Serviços de Saúde objetiva desenvolver habilidades técnicas de atendimento a serviços de saúde, baseadas nos princípios da Política Nacional de Humanização, na perspectiva da satisfação do cliente. É destinado aos profissionais da área da Saúde que atuam com atendimento ao cliente.
Não há.
Não há.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
Atendido ¯ A
Parcialmente atendido ¯ PA
Não atendido ¯ NA
Ao final da Unidade Curricular
Atendido ¯ A
Não atendido ¯ NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
Não há.
Preferencialmente, docentes com formação superior na área da Saúde e experiência profissional em atendimento.