Recepcionista em Serviços de Saúde

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A cadeia do segmento farmacêutico engloba as farmácias e drogarias, estabelecimentos integrantes do varejo responsáveis pela dispensação de medicamentos, outros produtos para a saúde e pela comercialização de produtos cosméticos. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia , em 2015 existiam cerca 88 mil farmácias e drogarias no Brasil, sendo este país o 3° mercado mundial de cosméticos, ocupando a 6° posição no ranking do consumo de medicamentos, com estimativa que em 2016 chegue a 4ª posição mundial. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informam que o programa Aqui tem Farmácia Popular, de 2007 a 2015, teve a média de clientes atendidos mensalmente incrementada de 335 mil para 1,9 milhão. Em todo o ano de 2014, mais de 22 milhões de brasileiros foram beneficiados e o número de unidades comercializadas foi de 58,8 milhões. Além disso as grandes redes de farmácia alcançaram um faturamento R$35,94 bilhões, crescendo 11,99% em relação a 2014 . O destaque foi a comercialização dos não medicamentos, especialmente os itens de higiene, perfumaria e cosméticos. Por outro lado, a implantação de serviços farmacêuticos envolvendo acompanhamento farmacoterapêutico acarretou mudanças significativas para o segmento, isso porque, legalmente, farmácias e drogarias são considerados estabelecimentos de saúde normatizados pela RDC 44/2009 e pela Lei 13.021/2014. A instituição da prescrição farmacêutica pela Resolução CFF 586/2013 foi outro fator que contribuiu consideravelmente para essas mudanças. Tais movimentos impulsionaram a criação de um novo modelo de lojas e mudança na relação de atendimento aos clientes, implicando em demanda por profissionais qualificados que possam auxiliar nas atividades de dispensação de medicamentos e na comercialização de produtos para saúde, produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e também no controle e organização do estoque, sob a orientação e a supervisão do farmacêutico, em farmácias e drogarias de todo país. Diante desse cenário surge a perspectiva de empregabilidade do Atendente de Farmácia, cujas atribuições envolvem domínio de conhecimentos técnicos-científicos, dentro de seus limites de atuação, relacionados à dispensação e controle de estoque, atendimento a clientes de forma atenta e competente e organização dos produtos, espaços e locais de trabalho, conforme as especificidades do segmento e de forma a contribuir para o bem-estar e saúde da população.

O Atendente de Farmácia realiza o suporte de atendimento ao cliente por meio da leitura de prescrições e solicitação dos clientes, separação, entrega e comercialização de medicamentos e de outros produtos para saúde (correlatos), produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), bem como na disposição e reposição de produtos, no auxílio do controle de estoque e na organização do estabelecimento.
Este profissional atua em farmácias e drogarias, sob a supervisão e orientação do farmacêutico, exercendo suas atividades em conformidade com os princípios éticos, a legislação vigente e os procedimentos e normas do estabelecimento. Trabalha como empregado e colabora com outros profissionais.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. 
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar” e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, o exercício profissional obedece a Classificação Brasileira da Ocupação – CBO no código n° 5211-30.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Atendente de Farmácia:
•    Apoiar a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias.
•    Atender o cliente na comercialização de produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e outros produtos para saúde em farmácias e drogarias. 
•    Auxiliar no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso. O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo: • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular: • Atendido - A • Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08). Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar. Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o Estágio não é obrigatório.
UC1: Docentes com experiência profissional em Farmácias e/ou Drogarias, preferencialmente na dispensação de medicamentos, com graduação em Farmácia e registro no Conselho Regional de Farmácia. UC2. UO3 e UO4: Docentes com experiência profissional em Farmácias e/ou Drogarias, com graduação em Farmácia e registro no Conselho Regional de Farmácia. A docência para a oferta deste curso na modalidade a distância requer a experiência e formação anteriormente citadas, bem como noções sobre navegação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Desejável experiência ou formação em tutoria online.
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