Repositor de Mercadorias

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O Comércio Varejista, Atacadista e Atacarejo tem contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico e social do país. Esses segmentos são considerados grandes propulsores econômicos na geração de emprego e renda. Em 2016, de acordo com a Pesquisa Anual do Comércio , realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o país contava com 195.304 empresas atacadistas e 1.205.003 empresas varejistas. Em 31 de dezembro do mesmo ano, essas empresas registraram em seus quadros de ocupações, 9.158.387 trabalhadores do comércio e auferiram receita líquida equivalente a R$ 2.949.383.231. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável pela pesquisa que aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio – ICEC , o empresariado registrou, ao final de 2018, o maior nível de otimismo em relação à economia brasileira, desde 2013 (+10,1%) e de expectativas para o ano de 2019 (6,7%). Assim, o cenário aponta para a elevação do quadro de contratações, porquanto três em cada quatro empresários pesquisados se mostraram dispostos a ampliar seu efetivo de pessoal. Nesse cenário, em virtude da importância dos processos logísticos, o repositor de mercadorias tem função estratégica nas empresas do comércio, considerando a sua atuação na reposição e oferta de mercadorias e produtos em gôndolas, prateleiras e expositores de forma geral. Além do resultado na operação de frente de loja, o repositor de mercadorias deve estar atento às novas soluções tecnológicas disponíveis para dar apoio à gestão comercial. Nos inúmeros processos impactados pela adoção da tecnologia, a gôndola expositora de produtos foi um dos componentes que mais recebeu melhorias, deixando de ser apenas um expositor para tomar parte fundamental na estratégia de marketing e operações das empresas. Nesse sentido, a qualificação Profissional Repositor de Mercadorias, oferecida pelo Senac, justifica-se pelo potencial de crescimento do segmento de comércio no Brasil e pela premente demanda de profissionais qualificados para atender as necessidades atuais do mercado.

O Repositor de Mercadorias é responsável pela organização, reposição e exposição de mercadorias e produtos, verificando sua validade, integridade e a precificação.  Auxilia na ¬¬-recepção, conferência, armazenagem e movimentação do estoque para abastecimento do ponto de venda e atende e orienta clientes sobre mercadorias, produtos e serviços.
Atua em empresas dos segmentos do varejo, atacarejo e atacado, de diversos formatos e tamanhos, como supermercados e lojas. Trabalha em turnos alternados. Na realização de suas atividades interage com as equipes dos diversos setores da empresa, principalmente estoque e comercialização.
O profissional Repositor de mercadorias, formado pelo Senac, tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Estas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Esta perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. 
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir” e pertence ao segmento Comércio.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Repositor de Mercadorias:
•    Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
•    Abastecer o ponto de venda com mercadorias e produtos.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso. O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08). Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o Estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional no comércio e, preferencialmente, formação em Administração de Empresas, Logística ou áreas afins.
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