Técnicas de Confeitaria

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As empresas de Confeitaria e Panificação, em 2014, apresentaram crescimento de 8,02%, resultando em faturamento de R$ 82,5 bilhões, de acordo com o Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan). Esse segmento representa aproximadamente 850 mil empregos de forma direta e 1,85 milhão, de forma indireta. Nesse período, os estabelecimentos comerciais relacionados à ocupação de Confeiteiro atenderam aproximadamente 41,5 milhões de clientes diariamente. Os produtos elaborados pelo confeiteiro, em especial, abrangem estabelecimentos como o setor supermercadista, empresas do segmento hoteleiro, além de delicatessens, panificadoras, eventos, restaurantes, feiras, entre outros.

 

Com base nesse cenário, percebe-se a necessidade e importância da qualificação de pessoas que pretendem ingressar ou se manter atuantes no mercado como confeiteiros. Essa capacitação torna-se fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos nas empresas dos segmentos de mercado que absorvem esses profissionais.

A oferta do Aperfeiçoamento Técnicas de Confeitaria pelo Senac justifica-se, portanto, pela necessidade de desenvolver profissionais que atuem com competência, com foco em resultados e na prestação de serviços com qualidade e sustentabilidade.

Este ptofissional é responsável pela preparação, montagem e apresentação de produtos de Confeitaria. Exerce suas atividades em confeitarias, panificadoras, entre outros ambientes de produções alimentícias, como prestador autônomo ou contratado em empresas.

Não se aplica.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que

Não se aplica.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional de, no mínimo um ano, em Confeitaria e, preferencialmente, com formação superior em Gastronomia, Nutrição, Hotelaria, Engenharia de Alimentos, Produção de Alimentos ou formação técnica em Gastronomia, Panificação e Confeitaria, ou áreas afins. Desejável experiência em docência.

Cursos

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