Técnico em Administração

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Os setores e departamentos que compõem a estrutura das organizações apresentam fluxos de processos e formas de comunicação internas que requerem profissionais capazes de compreender o funcionamento e a dinâmica de cada área da empresa.
Nesse contexto, o Técnico em Administração exerce atividades de apoio aos processos de diversas áreas de uma organização, desempenhando suas funções de forma proativa, com capacidade para solucionar problemas e bom relacionamento interpessoal, interagindo com diferentes equipes de trabalho no decorrer dos processos organizacionais.
A oferta da Habilitação Técnica de Nível Médio em Administração pelo Senac se justifica pela importância da área de Administração para as organizações e pela necessidade crescente de profissionais qualificados para compor o quadro de funcionários.

O Técnico em Administração executa atividades administrativas da organização relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, de marketing, de vendas, de finanças. 
Atua em organizações públicas e privadas de segmentos variados, tais como as das áreas de comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, relacionando-se com equipes de diversos setores da organização, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. 
O Técnico em Administração habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas:  domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Gestão. 
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Administração:
•    Auxiliar na elaboração, implementação e acompanhamento do planejamento estratégico das organizações.
•    Elaborar, organizar e controlar documentos da organização. 
•    Auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
•    Apoiar e executar ações pertinentes ao desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários.
•    Atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
•    Auxiliar a execução de ações pertinentes aos processos de gestão de materiais e patrimônio em organizações. 
•    Auxiliar a execução de atividades relacionadas às operações logísticas em organizações. 
•    Auxiliar a execução de ações pertinentes aos processos financeiros em organizações.
•    Auxiliar nas operações pertinentes às atividades da controladoria nas organizações.
•    Auxiliar no planejamento, desenvolvimento e aplicação do composto de marketing das organizações. 
•    Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais. 
•    Auxiliar no planejamento e execução de melhorias dos processos organizacionais.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.
O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno, por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:
•    Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, dos indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
•    Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
•    Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o aluno está apto a receber seu certificado ou diploma.

1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:
•    Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
•    As menções adotadas no Modelo Pedagógico do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
•    De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

1.1. Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo
•    Atendido– A
•    Parcialmente atendido – PA
•    Não atendido – NA
Ao final da Unidade Curricular
•    Atendido – A
•    Não atendido – NA

1.2. Menção por Unidade Curricular:
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
•    Desenvolvida – D
•    Não desenvolvida – ND

1.3. Menção para aprovação no curso:
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
•    Aprovado– AP
•    Reprovado – RP

2. Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/2008).
Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.
Nos cursos em que não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.
No presente curso, o estágio não é obrigatório.

Unidades Curriculares 

Perfil Docente

UC1: Auxiliar a elaboração, a implementação e o acompanhamento do planejamento estratégico das organizações 

Graduação em Administração, Economia ou Tecnologia em Processos Gerenciais, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC2: Elaborar, organizar e controlar documentos da organização 

Graduação em Letras ou em Tecnologia da Gestão da Informação ou Tecnologia em Processos Gerenciais, Administração, Comunicação Social, com experiência na redação de documentos administrativos e comerciais e controle de fluxo de documentos. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC3: Auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas 

Graduação em Administração, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Psicologia com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC4: Apoiar e executar ações pertinentes a desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários 

Graduação em Administração, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Psicologia, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC5: Atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida e segurança nos ambientes de trabalho 

Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ou Psicologia, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC6: Auxiliar a execução das ações pertinentes aos processos de gestão de materiais e patrimônio em organizações 

Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Logística, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC7: Auxiliar a execução de atividades relacionadas às operações logísticas em organizações 

Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Tecnologia em Logística, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC8: Auxiliar a execução das ações pertinentes aos processos financeiros em organizações 

Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Tecnologia em Gestão Financeira, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC9: Auxiliar as operações pertinentes às atividades da controladoria nas organizações 

Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Tecnologia em Gestão Financeira, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC10: Auxiliar o planejamento, desenvolvimento e a aplicação do composto de marketing das organizações 

Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Marketing, ou Publicidade e Propaganda, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC11: Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais 

Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Marketing, ou Publicidade e Propaganda, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC12: Auxiliar o planejamento e a execução de melhorias dos processos organizacionais.  

Graduação em Administração, Economia, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Tecnologia em Gestão da Qualidade, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

UC13: Projeto Integrador: Técnico em Administração 

Graduação em Administração, Economia, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Tecnologia em Gestão da Qualidade, com experiência em gestão de empresas. Preferencialmente com formação pedagógica. 

 

Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

O tutor realiza um trabalho cooperativo, orientando os alunos e auxiliando o desenvolvimento da autonomia e a resolução de problemas. É um profissional com titulação de nível superior, notório saber, comprovada experiência profissional e em docência.

Quando da oferta do curso Técnico em Administração na modalidade a distância, será requerido que cada docente, além da formação já especificada em cada Unidade Curricular, possua formação ou experiência em tutoria de cursos a distância.

Além disso, recomenda-se que os docentes sejam devidamente habilitados para a docência em Educação Básica, nos termos do Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e do art. 40 da Resolução Nº 06/2012 do Conselho Nacional de Educação/Câmara da Educação Básica (CNE/CBE).

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Cruzeiro do Sul 10/03/2025 até 15/12/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
800h Presencial R$ 1.884,00
Brasiléia 05/03/2025 até 09/01/2026 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
800h Presencial R$ 1.884,00
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(68) 3213-3000

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Departamento Regional do Acre