Técnico em Design de Interiores

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Em um mercado em constante crescimento, o segmento de Design de Interiores busca atender as diferentes demandas que surgem frente às novas tendências. Os clientes buscam qualidade de vida, ambientes esteticamente atraentes e socialmente conscientes. As experiências personalizadas e as soluções customizadas para melhor aproveitamento dos espaços são fundamentais ao projetar o ambiente. Na sociedade do século XXI, um projeto de Design de Interiores deve ser sustentável  e economicamente viável , considerando os impactos ambientais, sociais e culturais .
 O mercado moveleiro está em crescente expansão  e a atuação nas vendas empresariais e no varejo têm sido um nicho crescente do designer de interiores, principalmente agregando valor na composição do uso dos espaços comerciais, considerando conceitos de visual merchandising, com atuação direta nas vendas especializadas de modulados, móveis, acessórios, materiais e revestimentos. As indicações e orientações sobre os produtos e suas possibilidades de aplicação aumentam a eficácia das vendas e contribuem para a ampliação da carteira de clientes de fabricantes e distribuidores. 
O mercado consumidor mais exigente  com a qualidade dos serviços prestados e produtos entregues e valorizando experiências baseadas na confiança, personalização e privacidade , tem impulsionado a abertura de novas frentes de trabalho para o profissional de Design de Interiores. A velocidade na introdução de novas tecnologias, a grande variedade de produtos, a intensificação da concorrência e a busca de inovação na oferta de bens e serviços têm gerado a necessidade da atualização constante destes profissionais. As perspectivas para o segmento de Design de Interiores são boas, com a liberação de novos financiamentos para as construtoras, o que alavanca o segmento da construção civil no Brasil , e a consequente busca por profissionais especializados e capacitados para atender as novas demandas. 
Frente a esse cenário, o Técnico em Design de interiores formado pelo Senac estará apto a propor soluções técnicas criativas e acessíveis, solucionando problemas e criando ambientes funcionais, personalizados e capazes de se conectar com a natureza e com as inovações tecnológicas presentes em nosso dia a dia.

 

O profissional Técnico em Design de interiores é o profissional que elabora, projeta, acompanha e gerencia projetos de interiores e reformas de espaços efêmeros, residenciais, corporativos e de pontos de venda, sem alteração estrutural. Para o desenvolvimento de suas atividades atua individualmente ou em equipes multiprofissionais, contribuindo na proposição de soluções em empresas e escritórios de arquitetura e design de interiores, construtoras e imobiliárias, estabelecimentos comerciais especializados em materiais de construção, móveis e decoração e em projetos cenográficos e para exposições.

 

O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

 

A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é “criar”, e pertence ao segmento de Design. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Resolução nº 096/2020 e pela Lei nº 13.369/2016.

 

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Design de interiores:

  • Estruturar concepção projetual de design de interiores
  • Elaborar estudo preliminar de design de interiores
  • Representar graficamente o ambiente de forma bidimensional
  • Representar graficamente o ambiente de forma tridimensional
  • Criar representação visual do projeto
  • Realizar a concepção técnica do projeto de interiores
  • Projetar iluminação de interiores
  • Projetar design de interiores sustentáveis
  • Projetar design de mobiliário
  • Projetar design de interiores residencial
  • Projetar design de interiores corporativo
  • Projetar design de interiores de ponto de vendas
  • Projetar design de espaços efêmeros
  • Elaborar projeto executivo de design de interiores
  • Prestar consultoria em design de interiores
  • Gerenciar execução de projetos de design de interiores

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.


O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno, por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
 

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:

  • Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, dos indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

 Forma de expressão dos resultados da avaliação:

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

 

Menção por indicador de competência:

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

 

Durante o processo

  • Atendido– A
  • Parcialmente atendido – PA
  • Não atendido – NA

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido – A
  • Não atendido – NA

 

 Menção por Unidade Curricular:

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida – D
  • Não desenvolvida – ND

 

8.1.3. Menção para aprovação no curso:

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado– AP
  • Reprovado – RP

 Recuperação:

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei 11.788/2008).

Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.

Nos cursos em que não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.

No presente curso, o estágio não é obrigatório.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores e formação em Arquitetura, Engenharia, Design e áreas afins.

UC1: Estruturar concepção projetual de design de interiores (60h)

Profissionais com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.

UC2: Elaborar estudo preliminar de design de interiores (96h)

Profissionais com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.

UC3: Representar graficamente o ambiente de forma bidimensional (72h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores e em desenho técnico bidimensional em meio manual e assistido. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.  

UC4: Representar graficamente o ambiente de forma tridimensional (96h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores e em desenho técnico bidimensional e modelagem tridimensional em meio assistido. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.

UC5:  Criar representação visual do projeto (48h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores e em modelagem tridimensional em meio assistido, renderização e design gráfico (formatos tradicionais e digitais). Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.

UC6:    Realizar concepção técnica do projeto de interiores (60h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.

UC7: Projetar iluminação de interiores (48h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores e em iluminação ou light designer. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.  

UC8: Projetar interiores sustentáveis (60h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia Ambiental, Agronomia.

UC9: Projetar design de mobiliário (96h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores e em movelaria ou desenho industrial. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.   

UC10: Projetar design de interiores residencial (96h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.  

UC11: Projetar design de interiores corporativo (96h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.  

UC12: Projetar design de interiores de ponto de vendas (96h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores e em retail design, visual merchandising ou store design. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.   

UC13: Projetar design de espaços efêmeros (72h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores e em cenografia permeando as áreas de eventos e nos formatos tradicionais e digitais. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.   

UC14: Elaborar projeto executivo de design de interiores (48h)

 

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.  

UC15: Prestar consultoria em design de interiores (60h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.  

UC16: Gerenciar execução de projetos de design de interiores (60h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores em acompanhamento e execução de obras. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.  

UC17: Projeto integrador em design de interiores (36h)

Docentes com experiência profissional em projetos de design de interiores. Desejável formação superior Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e áreas correlatas.  

 

Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

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