Técnico em Estética

Você está aqui: Início Cursos Técnico em Estética

A área de Estética tem sido impulsionada pela crescente conscientização sobre saúde, bem-estar e imagem pessoal, bem como pelo surgimento de novas tecnologias e procedimentos menos invasivos. [1]De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil se mantém entre os principais países que consomem estética profissional no mundo todo[2], revelando oportunidades para técnicos que dominem abordagens integradas de tratamento facial e corporal, análise de pele, além da aplicação adequada de equipamentos eletroterápicos.

Em termos sociais e econômicos, a atuação do técnico em Estética promove a autoestima, a inclusão e a oferta de serviços de saúde e bem-estar acessíveis a diferentes públicos.

A proposta do curso Técnico em Estética ofertado pelo Senac responde às exigências do setor, preparando profissionais aptos a desempenhar procedimentos seguros, sustentáveis e inovadores. Ao aliar teoria e prática, o Senac fortalece a formação de um quadro de profissionais capazes de atender às demandas do mercado, contribuir para a geração de renda e fomentar o desenvolvimento da área de Estética em âmbito nacional.

O Técnico em Estética é o profissional que realiza avaliação, procedimentos de estética facial, corporal e capilar, além de orientar acerca dos cuidados específicos. Ele realiza atividades de embelezamento, promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde da pele, utilizando produtos cosméticos e equipamentos específicos e acompanhando ao longo dos atendimentos a evolução dos resultados. Atua de forma personalizada, utilizando tendências para valorizar as características individuais. Além disso, organiza seu ambiente de trabalho e controla operações do negócio de estética, identificando oportunidades e desenvolvendo estratégias para ampliar a presença de mercado.

O Técnico em Estética atua em clínicas estéticas, consultórios médicos, salões de beleza, entre outros. Trabalha como empreendedor ou profissional contratado e interage com fornecedores e outros profissionais de saúde e beleza, compondo equipes multidisciplinares.

O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e a capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, a ocupação de esteticista é reconhecida pela Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012 e regulamentada pela Lei nº 13.643, de 3 de abril de 2018.

 

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Estética:

  • Gerenciar negócios de beleza
  • Organizar o ambiente e processos de trabalho.
  • Estabelecer estratégias de relacionamento com os clientes de estética.
  • Avaliar as condições de saúde e hábitos de vida do cliente para a área de estética.
  • Combinar cosméticos para uso em estética.
  • Realizar avaliação estética facial do cliente.
  • Realizar procedimentos para reduzir a secreção sebácea da pele da face.
  • Realizar procedimentos estéticos faciais de renovação celular da pele.
  • Realizar procedimentos estéticos para prevenir e amenizar o processo de formação de manchas na pele da face.
  • Realizar procedimentos faciais em estética.
  • Realizar avaliação estética corporal do cliente.
  • Realizar procedimentos de relaxamento e bem-estar corporal em estética.
  • Realizar procedimentos estéticos que favoreçam a redução da gordura subcutânea e fibroedema gelóide.
  • Realizar procedimentos estéticos que estimulem as fibras colágenas, elásticas e o tônus muscular.

Realizar procedimentos corporais em estética.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão do presente curso.
Para fins de prosseguimento de estudos, o aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno, por meio da educação formal, informal ou do trabalho, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.

Forma de expressão dos resultados da avaliação
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem, garantindo um acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno. Para isso, foram definidos os tipos de menção a serem utilizados tanto nos registros parciais, realizados ao longo do processo, como nos registros finais, ao término da unidade curricular ou do curso. 
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac refletem o compromisso com o desenvolvimento das competências e visam minimizar a subjetividade na avaliação, proporcionando mais clareza e objetividade na mensuração do aprendizado. 
Dessa forma, foram estabelecidas menções específicas para cada etapa do processo avaliativo, assegurando coerência na progressão da aprendizagem e contribuindo para um acompanhamento mais preciso do desempenho dos alunos.

Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
durante o processo:
•    atendido – A;
•    parcialmente atendido – PA;
•    não atendido – NA;

ao término da unidade curricular:
•    atendido – A;
•    não atendido – NA.

Menção por unidade curricular
Ao término de qualquer unidade curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja alcançado em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:
•    desenvolvida – D;
•    não desenvolvida – ND.

Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa alcançar D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:
•    aprovado – AP;
•    reprovado – RP.

Recuperação
A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (BRASIL, 2008). 
Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.
Nos cursos em que não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos sua realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Quando desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.
No presente curso, o estágio não é obrigatório.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional na área de estética, preferencialmente com experiência em docência e formação em Estética ou áreas afins relacionadas à atuação do profissional em estética (como Farmácia, Química, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Biologia, Nutrição, Administração, Gestão e Psicologia). 

Quando houver oferta a distância, o Departamento Regional sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Cruzeiro do Sul 16/03/2026 até 24/05/2027 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
1200h Presencial R$ 4.720,00 Matricule-se Já
Rio Branco 23/02/2026 até 04/05/2027 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
1200h Presencial R$ 4.720,00 Matricule-se Já
Compartilhe esta página
Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.


(68) 3213-3000

faleconosco@ac.senac.br

Departamento Regional do Acre