Técnico em Informática

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Nas últimas décadas, em especial com a difusão da internet, o uso dos computadores se expandiu de tal forma que a nossa maneira de trabalhar, de viver e de nos comunicar tem sofrido influência direta da utilização dessa tecnologia2.

Aliado a isso, os investimentos governamentais e privados em infraestrutura de transmissão de dados e criação de novos e mais potentes computadores reforçam a importância da tecnologia da informática no mundo e a caracterizam como um dos setores mais dinâmicos e crescentes da economia3.

Esse cenário tem demandado um crescente contingente de pessoas aptas a atuar na área de informática, que possuam, além do domínio técnico, visão sistêmica, capacidade de atuar em equipe e propor soluções. O desafio, portanto, está em formar profissionais que sejam capazes de responder com competência suficiente às múltiplas e complexas demandas da ocupação.

Nesse sentido, justifica-se a oferta da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática, uma vez que o curso visa desenvolver no aluno competências que possibilitem seu ingresso em um segmento do mercado em constante transformação.

 

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

 

Objetivos específicos:

· Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;

· Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;

· Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;

· Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;

· Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

O Técnico em Informática é responsável pela manutenção e instalação de computadores, pelo planejamento, implementação e configuração de redes com servidores e pelo desenvolvimento e implementação de aplicativos computacionais, respeitando as normas técnicas, as leis de direitos autorais de software e a preservação ambiental no desempenho de sua função. Trabalha em equipe, estabelece relações interpessoais construtivas e compreende o contexto em que está inserido, demonstrando capacidade propositiva e criativa. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e comunicação, cuja natureza é “Comunicar” e pertence ao segmento de Informática.

 

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Informática:

  • Planejar e executar a montagem de computadores.
  • Planejar e executar a instalação de hardware e software para computadores.
  • Planejar e executar a manutenção de computadores.
  • Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores.
  • Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores.
  • Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais-servidores.
  • Desenvolver Algoritmos.
  • Desenvolver banco de dados.
  • Executar teste e implantação de aplicativos computacionais.
  • Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para desktop.
  • Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para internet.
  • Manipular e otimizar imagens vetoriais, bitmaps gráficos e elementos visuais de navegação para web.
  • Desenvolver e organizar elementos estruturais de sites.

 

O curso de habilitação técnica de nível médio em Técnico em Informática do Senac possibilita ao aluno as seguintes certificações intermediárias:

Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores

O Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores é o profissional responsável pelos serviços de manutenção em computadores, instalação e configuração de periféricos, também realiza a especificação de componentes e elabora o inventário de hardware e software, atuando em laboratórios técnicos e no atendimento e suporte ao usuário.

A ocupação está situada no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “comunicar” e pertence ao segmento de Informática.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores:

  • Planejar e executar a montagem de computadores.
  • Planejar e executar a instalação de hardware e software para computadores.
  • Planejar e executar a manutenção de computadores.

 

Assistente de Operação de Redes de Computadores

O Assistente de Operação de Redes de Computadores é o profissional responsável pela elaboração, implementação, suporte e configuração de redes locais de computadores, além de realizar o cabeamento estruturado e a configuração de equipamentos de redes em empresas de diversos segmentos e porte.

A ocupação está situada no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “comunicar” e pertence ao segmento de Informática.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Assistente de Operação de Redes de Computadores:

  • Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores.
  • Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores.
  • Planejar e executar a instalação, configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais-servidores.

 

Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais

O Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais é o profissional que desenvolve sistemas multiplataformas web e desktop em ambientes computacionais, atua em empresas de desenvolvimento de softwares, fábricas de componentes de software e em setores de desenvolvimento para organizações públicas e privadas.

A ocupação está situada no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “comunicar” e pertence ao segmento de Informática.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais:

  • Desenvolver Algoritmos.
  • Desenvolver banco de dados.
  • Executar teste e implantação de aplicativos computacionais.
  • Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para desktop.
  • Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para internet.
  • Manipular e otimizar imagens vetoriais, bitmaps gráficos e elementos visuais de navegação para web.
  • Desenvolver e organizar elementos estruturais de sites.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.

O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:

• Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.

• Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste Plano, constatando se o aluno desenvolveu-as de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.

• Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação:

Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).

As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.

De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

 

8.1.1. Menção por indicador de competência:

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

• Atendido – A

• Parcialmente atendido – PA

• Não atendido – NA

 

Ao final da Unidade Curricular

• Atendido – A

• Não atendido - NA

 

8.1.2. Menção por Unidade Curricular:

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

• Desenvolvida – D

• Não desenvolvida – ND

 

8.1.3. Menção para aprovação no curso:

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

• Aprovado – AP

• Reprovado – RP

 

8.2. Recuperação:

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/2008).

Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.

Nos cursos em que não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.

No presente curso, o Estágio não é obrigatório.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em manutenção de computadores e suporte em informática, ou operação de redes de computadores ou desenvolvimento de software, bem como formação superior na área de tecnologia da informação ou afins.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Cruzeiro do Sul 11/06/2024 até 18/09/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (13:00 às 17:00)
1200h Presencial R$ 3.040,00 Matricule-se Já
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