A intensificação do movimento de globalização e integração dos mercados mundiais amplificou a necessidade de aperfeiçoamento dos processos empresariais, tornando-os inevitáveis para as organizações que atuam em um mercado de alta competitividade. Tais processos são, inclusive, um importante fator à perenidade dessas organizações.
Sob essa lógica, os processos empresariais relacionados a logística e distribuição tornam-se cada vez mais relevantes, pois a busca por alternativas sistematicamente mais eficientes e com menores custos é um dos objetivos centrais de empresas que se deparam com métodos de produção e ofertas de produtos cada vez mais similares. Ou seja, o fator determinante do sucesso de boa parte de novos empreendimentos passa por uma distribuição mais eficaz e menos dispendiosa. Esse desafio exige um profissional qualificado que possua capacidade de exercer liderança, uma forte inclinação para resultados e visão sistêmica tanto de sua organização quanto do mercado no qual ela está inserida, entre outras habilidades. O profissional que atuará com logística deverá, portanto, propor e implantar soluções que contribuam para a otimização dos processos e tragam melhores resultados empresariais. Este profissional exerce uma importante função social ao contribuir para a oferta de bens e serviços a preços mais baixos e disponíveis em novos locais com prazos cada vez menores. Além disso, a utilização racional dos recursos, intimamente ligada a menores custos operacionais, atende diretamente a um dos grandes desafios da contemporaneidade, relacionado à sustentabilidade.
Esse contexto justifica a oferta da Habilitação Técnica de Nível Médio em Logística, pelo Senac, de forma a desenvolver profissionais que atuem com competência, com foco em resultados e na prestação de serviços com qualidade e sustentabilidade.
O técnico em logística atua no planejamento, operacionalização, segurança e controle da cadeia produtiva e seu fluxo logístico. Para isso, executa procedimentos relacionados a suprimentos, produção, recebimento, armazenagem e distribuição de produtos, de modo a manter a qualidade e a viabilidade das operações logísticas, fazendo uso das tecnologias de informação e comunicação.
Exerce suas atividades em Organizações de comércio de bens, serviços, turismo e demais setores da economia, tais como, transportadoras, centros de distribuição, hospitais e órgãos públicos, entre outras.
O técnico em Logística tem visão sistêmica e estratégica do processo, executando um trabalho integrado aos outros setores da organização, de modo a suprir os gestores com informações relevantes ao processo decisório, sobre a otimização, custos e a entrega de produtos e mercadorias, dentro dos padrões especificados.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de gestão.
Competências
• Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico;
• Apoiar as atividades de compra de equipamentos, materiais, produtos e serviços;
• Controlar e organizar sistemas de armazenagem;
• Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos;
• Organizar a distribuição de equipamentos, materiais, produtos e serviços;
• Executar e controlar o transporte e a movimentação de equipamentos, materiais e produtos;
• Mapear e estimar custos logísticos;
• Apoiar as atividades relacionadas aos processos logísticos;
• Realizar atividades no Planejamento e Controle da Operação (PCO);
• Atuar na logística do Planejamento e Controle da Produção (PCP);
• Executar e monitorar processos de logística reversa e logística sustentável.
De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.
O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
• avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo;
• ser diagnóstica e formativa;
• permear e orientar todo o processo educativo;
• verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem);
• permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para auto avaliação e feedback em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso.
Forma de expressão dos resultados da avaliação
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso);
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Nacional do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo;
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
• Atendido – A
• Parcialmente atendido – PA
• Não atendido – NA
Ao término da Unidade Curricular
• Atendido – A
• Não atendido – NA
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
• Desenvolvida – D
• Não desenvolvida – ND
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
• Aprovado – AP
• Reprovado – RP
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08).
Conforme previsto em legislação vigente, o estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.
Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.
No presente curso, o estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com Ensino Superior completo em Logística ou áreas afins como Administração, Gestão de Negócios ou Comércio Exterior, bem como a formação pedagógica de acordo com a legislação vigente.
Preferencialmente, com experiência profissional em docência, em gerenciamento de estoques e armazenagem, processos logísticos de compras, processos logísticos de transporte e distribuição ou economia.
Na oferta do curso em Educação a Distância, requerem-se profissionais de acordo com o referido acima, bem como com formação ou experiência em tutoria para educação a distância.
Além disso, recomenda-se que os docentes sejam devidamente habilitados para docência em Educação Básica nos termos do Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e do Art. 40 da Resolução Nº 06/2012 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica (CNE/CEB) .