Técnico em Radiologia

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O setor de radiodiagnóstico é considerado uma área estratégica dentro do sistema de saúde. A especialidade tem papel essencial na detecção e diagnósticos precoces das doenças, potencializando significativamente o impacto do tratamento e a sobrevida de pacientes. Segundo as estatísticas do Ministério da Saúde , atualmente existem cerca de 139.982 equipamentos de diagnóstico por imagem no Brasil, sendo 24.267 aparelhos de raios x, e os demais equipamentos distribuídos entre aparelhos de mamografia, medicina nuclear, densitometria óssea, hemodinâmica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e PET/CT . Outro fator significativo na constituição do cenário atual é o avanço dos recursos tecnológicos empregados na área. A constante evolução tecnológica é extremamente importante para a modernização e o desenvolvimento de equipamentos de radiodiagnóstico, em especial os aparelhos de raios x, viabilizando à aquisição de imagens de forma mais rápida e com melhor qualidade, evitando a exposição de pacientes a altas doses de radiação e possibilitando ao profissional realizar ajustes na imagem quando necessário, contribuindo assim para um diagnóstico médico mais preciso. Nessa constante renovação, destaca-se a possibilidade de armazenamento e compartilhamento de imagens com os demais setores da instituição de saúde, por meio da incorporação de sistemas de arquivamento de imagens e transmissão (PACS). Nesse sentido, é imprescindível a formação de profissionais qualificados pautada na excelência da prestação desses serviços à população. Sendo assim, justifica-se a oferta deste curso pelo SENAC, a fim de habilitarmos profissionais capazes de exercer as respectivas atividades legalmente regulamentadas.

O Técnico em Radiologia é o profissional de saúde responsável por realizar exames de diagnóstico por imagem, processamento e manipulação de imagens analógicas e digitais. 
Atua nos setores de radiologia, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética, radiologia odontológica e hemodinâmica. Supervisiona o funcionamento dos equipamentos radiológicos, contribuindo com os programas de qualidade em imagem e proteção radiológica.
Desempenha as suas atividades em Hospitais, Unidades de Saúde e Clínicas Radiológicas, sob a supervisão de Físicos Médico e/ou Médicos Radiologistas. Além disso, pode participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como atuar em empresas de serviços, de equipamentos e de insumos relacionados à Radiologia. 
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. 
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar”, e pertence ao segmento da Saúde. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.394/85, alterada pela Lei nº 10.508/02, pelo Decreto nº 92.790/86 e pela resolução CONTER nº 11/17. As seguintes competências compõem o Perfil Profissional de Conclusão do Técnico em Radiologia:
•    Preparar equipamentos e acessórios para a realização de exames radiológicos convencionais; 
•    Realizar exames radiológicos em membros inferiores e superiores;
•    Realizar exames radiológicos em tórax, abdômen e coluna vertebral;
•    Realizar exames radiológicos em crânio, ossos da face e seios da face;
•    Realizar exame de radiologia convencional contrastado;
•    Supervisionar funcionamento dos equipamentos e aplicação das técnicas de exames radiológicos; 
•    Processar imagens radiológicas; 
•    Prestar assistência inicial em situação de emergência;
•    Realizar exames de tomografia computadorizada;
•    Realizar exames de densitometria óssea;
•    Realizar exames de mamografia;
•    Realizar exames de ressonância magnética;
•    Realizar exames de radiologia odontológica.
•    Realizar exames de hemodinâmica;

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso. O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. 1 Forma de expressão dos resultados da avaliação: • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 1.1 Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA 1.2 Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND 1.3 Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP 2 Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08). Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. É obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar. Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o Estágio é obrigatório.
Docentes com experiência profissional na realização de exames de raios-X e formação em Radiologia ou Biomedicina ou Medicina ou Física Médica. UC1 - UC1: Preparar equipamentos e acessórios para a realização de exames radiológicos convencionais; UC2 - Realizar exames radiológicos convencionais em membros inferiores e superiores UC3 - Realizar exames radiológicos convencionais de tórax, abdômen e coluna vertebral UC4 - Realizar exames radiológicos convencionais em crânio, ossos da face e seios da face UC5 - Realizar exame de radiologia convencional contrastado. Docentes com experiência profissional na realização de exames de raios-X e formação em Física Médica ou Radiologia ou Biomedicina ou Medicina. UC6 - Supervisionar aplicação das técnicas e os equipamentos de exames radiológicos. UC7 - Processar imagens radiológicas analógicas UC8 - Processar imagens radiológicas digitais Docentes com experiência profissional no atendimento a primeiros socorros, com formação em Radiologia ou Biomedicina ou Medicina ou Enfermagem. UC9 - Prestar primeiros socorros. Docentes com experiência profissional na realização de exames de tomografia computadorizada e formação em Radiologia ou Biomedicina ou Medicina ou Física ou Física Médica. UC10- Realizar exame de tomografia computadorizada UC11 - Realizar exame de densitometria óssea. UC12 - Realizar exame de mamografia UC13 - Realizar exame de ressonância magnética UC14 – Realizar exame de radiologia odontológica UC15 – Realizar exame de hemodinâmica UC16 – Estágio Profissional Supervisionado
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