Técnico em Redes de Computadores

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A chamada “Sociedade da Informação”, que se configurou no séc. XX tem como marco o aprimoramento de duas tecnologias: os computadores e a Internet. As aplicações de tecnologias de redes de computadores na sociedade moderna têm crescido de forma tal que, atualmente, quase todos os dispositivos estão interligados em redes (desde um simples smartphone até servidores de alto processamento), uma vez que a Internet está mais acessível à população. As redes Wi-Fi, por

exemplo, estão disponíveis em muitos estabelecimentos comerciais, proporcionando, assim, conexão instantânea aos usuários. Qualquer acontecimento pode ser acompanhando pela web em tempo real.

A implementação de tecnologias que suportam tanta inovação, entretanto, requer profissionais qualificados. Segundo estudos do IDC, o Brasil terá déficit de 290 mil profissionais capacitados na área de tecnologia no Brasilnos próximos anos. Essa pesquisa aponta para um cenário preocupante no país: a falta de mão de obra qualificada no mercado das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), de uma maneira geral. Segundo Jordi Botifoll, presidente da Cisco para a América Latina e vice-presidente sênior nas Américas, "Estamos nos movendo rapidamente para uma era de digitalização acelerada, onde a tecnologia conecta tudo - pessoas, processos, dados e coisas. E estas conexões irão criar um impacto sustentável para a sociedade em todos os aspectos”.

O profissional que trabalha com redes de computadores é flexível no que diz respeito às opções em que pode atuar no mercado de trabalho. Os conhecimentos adquiridos durante o curso e ao longo de sua carreira, abrem um leque de ramos de atuação em que o profissional pode atuar. De arquiteto de soluções a administrador local de uma rede de computadores, podendo atuar em várias funções.

Nesse contexto, o Técnico em Redes de Computadores, desenvolve profissionais com habilidades técnicas e espírito empreendedor, capazes de compreender as especificidades deste curso sem perder a visão integral do ser humano, necessária para as infinitas possibilidades de evolução do mercado.

 

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
  • Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
 

 

O Técnico em Redes de Computadores é o profissional que projeta e supervisiona a implantação dos ativos e passivos da infraestrutura física e lógica de uma rede cliente/servidor, visando a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados na rede. Também realiza a instalação, configuração e manutenção dos dispositivos de rede, como roteadores, switches, dispositivos de redes sem fio e demais equipamentos de rede. Faz a implementação e administração de sistemas operacionais em redes cliente/servidor alinhado com os planos de negócios da empresa, obedecendo as regras das políticas de segurança da empresa, legislações vigentes e preservação ambiental.

O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação cuja natureza é “comunicar”, e pertence ao segmento de Informática.

 

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Redes de computadores:

  • Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores.
  • Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores.
  • Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais (servidores).
  • Implementar protocolos de rede em roteadores e switches.
  • Implementar roteamento e switching.
  • Planejar e executar a manutenção de servidores.
  • Implementar cabeamento estruturado e telefonia IP.
  • Implementar política de administração de redes e serviços de disponibilidade.
  • Planejar e implementar a segurança física e lógica em redes de computadores
  • Planejar e implementar a segurança em redes sem fio.
  • Planejar e implementar a criptografia de dados e certificados digitais
  • Planejar e implementar a segurança em servidores Windows e Linux.
  • Implantar etapas de gerenciamento de projetos e governança de processos em TI.

 

O curso de habilitação técnica de nível médio em Técnico em redes de computadores do Senac possibilita ao aluno as seguintes certificações intermediárias:

 

Assistente de Operação de Redes de Computadores

O Assistente de Operação de Redes de Computadores é o profissional responsável pela elaboração, implementação, suporte e configuração de redes locais de computadores, além de realizar o cabeamento estruturado e a configuração de equipamentos de redes em empresas de diversos segmentos e porte.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Assistente de Operação de Redes de Computadores:

  • Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores.
  • Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores.
  • Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais (servidores).

 

Assistente de Implantação e Administração de Infraestrutura de Redes de Computadores

O Assistente de Implantação e Administração de Infraestrutura de Redes de Computadores é o profissional que realiza a implantação, gerenciamento e resolução de problemas em dispositivos e serviços de redes. Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de diversos segmentos que demandem redes de computadores, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. Interage com profissionais da área de tecnologia da informação em geral e da segurança da informação. A seguir estão as competências que compõem o perfil da Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Implantação e Administração de Infraestrutura de Redes de Computadores:

  • Implementar protocolos de rede em roteadores e switches.
  • Implementar roteamento e switching.
  • Planejar e executar a manutenção de servidores.
  • Implementar cabeamento estruturado e telefonia IP.
  • Implementar política de administração de redes e serviços de disponibilidade.

 

Assistente de Segurança em Redes de Computadores

O Assistente de Segurança em Redes de Computadores é o profissional que atua no planejamento e administração de serviços de segurança de redes. Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de diversos segmentos que demandem redes de computadores, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo. Interage com profissionais da área de tecnologia da informação em geral e da segurança da informação.

A seguir estão as competências que compõem o perfil da Qualificação Profissional Técnica de Assistente de Segurança em Redes de Computadores:

  • Planejar e implementar a segurança física e lógica em redes de computadores
  • Planejar e implementar a segurança em redes sem fio.
  • Planejar e implementar a criptografia de dados e certificados digitais
  • Planejar e implementar a segurança em servidores Windows e Linux.
  • Implantar etapas de gerenciamento de projetos e governança de processos em TI.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.

O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

  • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
  • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
  • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

        8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
  • As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

 

 

 

8.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

 

8.1.2. Menção por Unidade Curricular

Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:

  • Desenvolvida - D
  • Não desenvolvida – ND

8.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.

  • Aprovado - AP
  • Reprovado - RP

8.2. Recuperação

A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08).

Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.

Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.

No presente curso, o Estágio não é obrigatório.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em operação de redes de computadores, Administração de redes, certificação CCNA e CCAI, bem como, formação superior na área de tecnologia da informação ou afins.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Rio Branco 25/02/2025 até 24/03/2026 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
1000h Presencial R$ 2.660,00
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