Técnico em Secretariado

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A partir das transformações ocorridas nas estruturas organizacionais, apontadas por instituições como Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec) , que atingiram diretamente os seus setores de atuação, surge a necessidade de avaliação das atividades secretariais, para uma efetiva assessoria à gestão. Nesse contexto, o profissional Técnico em Secretariado atua nas diferentes organizações, com público interno e externo. Dessa forma, a profissão caracteriza-se por estar muito próxima dos centros decisórios de uma organização. Assim, o desafio revela-se na amplitude e dimensão de sua ação no cenário corporativo, que depende da esfera hierárquica em que está inserida e, em contrapartida, exige do profissional sólidos conhecimentos do segmento de mercado em que atua, assim como o domínio de novas tecnologias, requerendo alta capacidade de análise e articulação estratégica. Dessa forma, o Técnico em Secretariado cresce de maneira significativa, com abrangência considerável no mercado de trabalho, consequência da versatilidade assumida pelos profissionais da área.

O Técnico em Secretariado é o profissional responsável pelo assessoramento aos gestores de organizações, nos processos administrativos gerais e de apoio a eventos corporativos. 
Esse profissional atua em conformidade com as características do contexto em que está inserido, utilizando-se de técnicas secretariais e ferramentas tecnológicas. No desenvolvimento de suas atividades, executa e acompanha fluxos processuais de gestão, organização e registro administrativo, de informação e de relacionamento com clientes internos e externos. Relaciona-se e trabalha com equipes, interagindo com profissionais de diversos setores da organização.  
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados.  Essas Marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico de Gestão, cuja natureza é “gerir” e pertence ao segmento Gestão. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei n. 7.377, de 30/9/1985, e complementado pela Lei n. 9.261, de 10/1/1996.

Competências
•    Auxiliar na organização e execução das ações de planejamento relativas à gestão.
•    Realizar atividades secretariais de apoio à gestão.
•    Recepcionar e atender clientes internos e externos relacionados à gestão.
•    Executar processos de comunicação organizacional relativos à gestão.
•    Organizar, controlar a circulação e arquivar documentos relativos à gestão.
•    Executar atividades financeiras de apoio aos processos administrativos.
•    Apoiar atividades de organização de eventos corporativos relativos à gestão.
 

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso. O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno, por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu domínio de competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente; • ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário; • ser somativa: atestar o rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao término da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n. 11.788/08). Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar. Nos cursos em que não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos a sua realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional conforme descrito no quadro a seguir: UC 1: Auxiliar na organização e execução das ações de planejamento relativas à gestão Graduação em Secretariado, Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais ou áreas afins. Preferencialmente, com formação pedagógica e experiência em Gestão Empresarial e Secretariado. UC 2: Realizar atividades secretariais de apoio à gestão Graduação em Secretariado, Administração, Recursos Humanos ou áreas afins. Preferencialmente, com experiência em Docência e Secretariado. UC 3: Recepcionar e atender clientes internos e externos relacionados à gestão Graduação em Secretariado, Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, ou áreas afins. Preferencialmente, com formação pedagógica e experiência em Gestão Documental e/ou Secretariado. UC 4: Executar processos de comunicação organizacional relativos à gestão Graduação em Secretariado, Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, Comunicação ou áreas afins. Preferencialmente, com formação pedagógica e experiência em Gestão Empresarial, Comunicação e/ou Secretariado. UC 5: Organizar, controlar a circulação e arquivar documentos relativos à gestão Graduação em Secretariado, Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais ou áreas afins. Preferencialmente, com formação pedagógica e experiência em Secretariado. UC 6: Executar atividades financeiras de apoio aos processos administrativos Graduação em Secretariado, ou áreas afins, Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Tecnologia em Gestão Financeira. Preferencialmente, com formação pedagógica e experiência em processos financeiros e/ou Secretariado. UC 7: Apoiar atividades de organização de eventos corporativos relativos à gestão Graduação em Secretariado, Tecnólogo em Eventos ou áreas afins. Preferencialmente, com formação pedagógica e experiência em Organização de Eventos e/ou Secretariado. UC 8: Projeto Integrador Técnico em Secretariado Graduação em Secretariado ou áreas afins. Preferencialmente, com formação pedagógica e experiência em Secretariado. Quando da oferta do curso Técnico em Secretariado na modalidade a distância, é desejável experiência ou formação em tutoria on-line. Recomenda-se que os docentes sejam devidamente habilitados para a Docência em Educação Básica, nos termos do Art. 62 da LDB e do Art. 40 da Resolução n. 06/2012, do CNE/CBE.

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