Toda criança necessita de uma atenção especial no período de 0 a 10 anos2 quando as experiências e os cuidados influenciarão diretamente seu desenvolvimento. Nesta fase de descobertas e interação com o mundo, surge a base que a sustentará, formando, assim, um ser humano saudável.
Num passado recente, cabia a família tradicional os cuidados com este ser, assim como sua formação social. Mas, devido às profundas mudanças marcadas por transformações de ordem econômica, tecnológica, científica e social, este cenário vem mudando em velocidade acelerada. Com o aparecimento de novos modelos de família e a inserção de aproximadamente 60% das mulheres em fase reprodutiva no mercado de trabalho, conforme apontado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (BRASIL, 2013)3, surgem novas composições que alteram as estruturas e regras internas em relação às organizações familiares tradicionais, trazendo uma carga diversificada de demandas, entre elas, o apoio profissional qualificado no cuidado e criação dos filhos.
Este cenário leva a busca de caminhos alternativos para garantia destes cuidados. Consequentemente, uma nova delimitação dos papeis e responsabilidades da família e das instituições é definida para o crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Cada vez mais a presença de um terceiro elemento se faz necessário e este deve estar qualificado a reconhecer a dinâmica familiar e institucional, compreender e acompanhar as mudanças físicas, cognitivas e psicoafetivas de suas crianças, atender as necessidades advindas de todo esse processo e se possível, propor novos métodos e recursos que venham a melhorar esse cuidado, levando a vivências positivas e afetuosas com o cuidador.
A nova ordem social, econômica e cultural, vem alterando o perfil das crianças, demandando dos pais e/ou instituições de assistência e ensino novos compromissos com seu desenvolvimento e exigindo dos profissionais que atuarão neste mercado uma qualificação laboral correspondente às necessidades atuais.
O Cuidador infantil é o profissional que tem como atribuição os cuidados com a criança, no que diz respeito ao seu desenvolvimento físico e psicossocial, considerando fatores como higiene, conforto, entretenimento, alimentação, mobilidade e saúde, de modo a zelar por sua integridade física, emocional e social. Contribui com a inclusão e na relação da criança com seus pares, familiares, responsáveis e integrantes da equipe profissional da educação e saúde.
Esse profissional trabalha em residências, creches, berçários, escolas, hospitais, empresas, instituições de acolhimento infantil, organizações não governamentais (ONG’s), hotéis, resorts, spas e clubes.
O profissional Cuidador Infantil qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde cuja natureza é “cuidar” e pertence ao segmento de Saúde.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Cuidador Infantil:
• Auxiliar no desenvolvimento, autonomia e independência da criança.
• Prestar cuidados de higiene, bem-estar e primeiros socorros à criança.
De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.
O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
• Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
• Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
• Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma.
Forma de expressão dos resultados da avaliação
• Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
• As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
• De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:
Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
• Atendido - A
• Parcialmente atendido - PA
• Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
• Atendido - A
• Não atendido - NA
Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores
não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
• Desenvolvida - D
• Não desenvolvida – ND
Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
• Aprovado - AP
• Reprovado - RP
Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08).
Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.
Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno.
No presente curso, o Estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional no cuidado infantil e bacharelado e/ou licenciatura na área de Saúde, Serviço Social ou Psicologia, preferencialmente com especialização em Pediatria.
Cidade | Data | Horário e Frequência | Duração | Modalidade | Investimento | |
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Rio Branco | 17/02/2025 até 28/04/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00) |
160h | Presencial | R$ 417,00 | |
Brasiléia | 25/02/2025 até 09/05/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00) |
160h | Presencial | R$ 417,00 |