
Data oficial, celebrada em 16 de maio, reconhece contribuições de Sesc, Senac e Fecomércio na educação, cultura e bem-estar da população acreana
O Governo do Estado do Acre sancionou, na segunda-feira, 12, no Palácio Rio Branco, o Projeto de Lei nº 51/2025, que institui o “Dia S” de Valorização e Reconhecimento do Sesc, Senac e Fecomércio no calendário oficial de eventos do Estado, a ser celebrado anualmente em 16 de maio.
A proposta, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior, visa destacar a importância e reconhecer a contribuição dessas instituições do Sistema Fecomércio/AC para o desenvolvimento econômico, social e educacional do Estado, por meio da promoção da educação profissional, cultura, lazer e bem-estar social da população acreana.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos, explicou que a sanção dessa lei coloca o Acre em sintonia com outros estados que já reconheceram oficialmente a importância do Sistema S, valorizando o impacto social e econômico do Sesc, Senac e Fecomércio no desenvolvimento local. “Nós, aqui no Acre, ficamos muito felizes com isso, porque somos considerados pela Confederação Nacional do Comércio como um dos regionais mais eficientes do Norte e Nordeste do Brasil”, disse.
O governador Gladson Cameli ressaltou a importância das ações sociais e educacionais promovidas por Sesc, Senac e Fecomércio. “A nossa capital tem recebido mais investimentos, mais geração de empregos. Estamos qualificando o nosso jovem para que ele possa ingressar, com o ensino médio, na iniciativa privada, por meio de cursos técnicos. O poder público não faz nada sozinho. E o Sistema S tem sido fundamental”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior, disse que a sanção dessa lei é a demonstração do apoio institucional da Aleac e da valorização do papel do Sistema S no desenvolvimento do Acre. “Marcar no calendário estadual o Dia do Sistema S foi uma satisfação muito grande. A Assembleia está atenta e vai continuar com esse pensamento de crescimento para gerar emprego e renda. E o Sistema S faz isso muito bem: qualifica as pessoas para que nossa juventude tenha oportunidade”, salientou.
Com a aprovação, o “Dia S”, idealizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), será celebrado anualmente em 16 de maio, com a realização de atividades e eventos que visem reconhecer e divulgar as ações promovidas pelo Sistema Comércio em todo o Brasil.
No Acre, ações nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer acontecem em Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Plácido de Castro, Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri.
Na capital, o evento ocorre no Sesc Bosque. A programação do dia 16 é reservada a empresários e parceiros convidados, enquanto a do dia 17 será aberta ao público. Entre as atrações estão shows de Bruno Damasceno, Pegada Prime e Samba Groove; oferta de serviços de saúde e beleza; palestras e oficinas; exposições e outras atividades alinhadas aos benefícios oferecidos diariamente à população por meio da Fecomércio, do Sesc e do Senac.
Confira a programação completa em sua cidade e faça sua inscrição gratuita no site: https://semana-s.portaldocomercio.org.br/.