Estudantes de Técnico de Enfermagem realizam simulações e conscientização na unidade educacional e sede administrativa
Setembro é um mês de conscientização sobre a saúde mental, e os alunos do curso Técnico de Enfermagem do Senac fizeram a diferença na quinta-feira 21 e sexta-feira 22, com ações práticas voltadas para a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio. Sob a supervisão da orientadora educacionaL Rosemar de Oliveira, os alunos colocaram em prática o projeto em alusão ao Setembro Amarelo com objetivo de quebrar o estigma em torno das questões de saúde mental.
O projeto começou na sala de aula, no Centro de Educação Profissional (CEP) Rio Branco, mas ganhou força e se expandiu para a sede administrativa do Senac. "Cheguei na sala com a proposta de a gente fazer na escola uma ação voltada pro Setembro Amarelo, porque eu acho importante esse desenvolvimento dos alunos de estar saindo da sala de aula e levando para a escola", explicou a orientadora educacional Rosemar Oliveira.
Na escola, a ação envolveu simulações de situações de crise de ansiedade, onde uma aluna entrava em cada sala de aula simulando estar em crise. “O objetivo era despertar a consciência de que nem sempre uma pessoa que está passando por um momento difícil vai pedir ajuda. Muitas vezes, ela se isola e pode chegar ao extremo de cometer suicídio”, explanou a orientadora.
Ketlin Vitória Cabral da Silva, estudantes do curso Técnico de Enfermagem, explicou que a ação, além da aprendizagem, foi uma campanha voluntária sobre a conscientização da vida. “Como futuros técnicos em enfermagem, a gente se preocupa muito com a saúde e com a humanização da saúde, e essas campanhas falam muito disso porque a preocupação é com o estado total daquela pessoa", enfatizou a aluna.
Ações como essas são parte do Modelo Pedagógico Senac, metodologia que enfatiza práticas pedagógicas ativas, integradoras e colaborativas, com foco no aluno. A abordagem central é a ação-reflexão-ação, promovendo aprendizado significativo ao unir teoria com a prática e assim substituindo o paradigma tradicional, focado na transmissão de conteúdo.