Projeto foca ofertar cursos profissionalizantes a residentes do Norte e Centro-Oeste
O Senac firmou parceria, em outubro de 2022, para oferta de cursos de edição profissional a segurados do INSS, residentes nas regiões Norte e Centro-Oeste. No Acre, o projeto já é executado em Rio Branco e em Brasileia, e tudo é realizado com o objetivo de qualificar pessoas para que possam retornar ao mercado de trabalho.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Acre, Hildo Almeida, esta parceria trata-se de um programa de qualificação em que o Senac entra como executor de cursos de Formação Inicial, Continuada e Técnica contratados pelo INSS.
“Desta forma, o INSS nos encaminha beneficiários – com documentação de matrícula – que são matriculados em turmas comuns, mistas, que envolvem nossos alunos que nos contratam, os beneficiários do PSG e os do INSS, reforçando que não temos nenhuma distinção neste tipo de ação”, explicou Hildo.
No Acre, por enquanto, o contrato iniciou recentemente. “Até o momento, tivemos sete matrículas, cinco em Rio Branco, mais duas em Brasileia, mediante esses encaminhamentos”, relembrou Hildo, complementando que o programa é de extrema importância por realmente reforçar o papel do INSS com a função de realocar o profissional no mercado de trabalho. “E o curso profissionalizante é um caminho interessante para este tipo de reposicionamento”, finaliza.
Projeto
O acordo foi fruto de negociação iniciada ano passado entre o órgão público e o Departamento Nacional e deve beneficiar, nos próximos dois anos, cerca de 3 mil pessoas com novas oportunidades no mercado de trabalho.
O contrato abrange todo o portfólio de cursos ofertados pelos Departamentos Regionais Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A solenidade de assinatura ocorreu no auditório da superintendência do INSS, em Brasília.