
Iniciativa visa promover autonomia financeira como ferramenta de ruptura de ciclos de violência em todos os municípios acreanos
Mais um novo passo para a autonomia financeira e social de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência foi dado nesta sexta-feira, 28, com a assinatura do contrato entre a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e o Senac Acre. A iniciativa prevê a oferta de cursos profissionalizantes nos segmentos de beleza, moda e gastronomia, beneficiando 1075 mulheres em todos os 22 municípios do estado.
Este acordo com o Governo do Estado é mais uma etapa do Impacta Mulher, programa da Semulher que busca oferecer alternativas concretas para que mulheres economicamente dependentes de parceiros abusivos possa romper com relações violentas.
O diretor de educação profissional do Senac Acre reforçou que essas mulheres, foco do programa, muitas vezes permanecem nesses ciclos por não terem como sustentar os filhos sozinhas. “Queremos dar a elas uma profissão e, principalmente, autonomia financeira. Com essa formação, elas terão a oportunidade de se libertar dessa dependência e construir uma nova realidade", destacou.
Os cursos, com carga horária variada e divididas e 51 turmas que serão realizados em espaços adaptados pela Secretaria da Mulher e pelo Senac. A seleção das participantes ficará a cargo de equipes técnicas, que avaliarão critérios como situação de risco social e interesse em empreender.