
Curso promove capacitação em atendimento, dispensação de medicamentos e controle de estoque, preparando profissionais para fortalecer o mercado farmacêutico no estado
Com o objetivo de suprir a carência de mão de obra qualificada no setor farmacêutico, o Senac Acre iniciou nesta segunda-feira, 18, a turma piloto do curso de Aprendizagem Profissional em Serviços de Farmácias e Drogarias. A formação, voltada para jovens de 18 a 24 anos e aberta a Pessoas com Deficiência (PCDs), alia teoria e prática em atividades como atendimento, dispensação de medicamentos e controle de estoque, além de desenvolver competências socioemocionais essenciais para a profissão.
A proposta foi apresentada ao empresariado e ao sindicato patronal do segmento em junho e se consolida agora como um passo estratégico para fortalecer o atendimento e a organização de estabelecimentos do setor.
Segundo o diretor de Educação Profissional do Senac Acre, Abrão Maia, o curso reafirma o compromisso da instituição em educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. "Mais do que capacitar, este curso é um investimento no futuro desses jovens e no desenvolvimento do setor farmacêutico no estado. Estamos formando profissionais que vão atuar com ética, conhecimento técnico e habilidades interpessoais, elementos fundamentais para um atendimento de excelência em saúde", ressaltou.
Para a aprendiz Clara Yukie Gomes, a iniciativa representa uma oportunidade de crescimento e inserção profissional. “Esse já vai ser o meu segundo curso no Senac, e por ser de atendente de farmácia, que é uma área que eu gostaria realmente de seguir, minha expectativa é bem alta. Eu quero fazer faculdade de Biomedicina, e esse curso é um primeiro passo. O fato de sermos pioneiros nesse curso deixa tudo ainda mais especial”, destacou a aluna.
A colega de turma, Letícia da Silva Sales, também reforçou a importância da qualificação. “Ano passado, já participei de um curso de jovem aprendiz e gostei muito. Sempre tive vontade de aprender mais sobre medicamentos e como atender os clientes no balcão. Essa é uma grande oportunidade para mim na minha carreira”, afirmou.