Tecnologia avançada aprimora a formação de alunos na área da saúde do município
O Senac Acre promoveu na terça-feira, 10 e quarta-feira, 11, capacitação intensiva para utilização do boneco de simulação eletrônica-realística, na unidade de Cruzeiro do Sul. A iniciativa conduzida pela Laerdal, empresa fornecedora do equipamento, contou com a participação de orientadores segmento de saúde da instituição no município.
A ação, coordenada pelo Departamento Nacional do Senac, faz parte da segunda fase do Programa Nacional de Inovação para a área da saúde no estado, iniciado em janeiro na unidade de Rio Branco. O objetivo é modernizar o ensino técnico e profissionalizante utilizando tecnologias avançadas para melhorar a formação prática dos alunos.
A supervisora educacional de saúde do Senac Acre Karen Mesquita, detalhou que os orientadores da instituição receberam instruções detalhadas sobre o uso do equipamento que é capaz de simular casos clínicos, patologias e monitorização. “No primeiro momento, foi feita a instalação e configuração do equipamento. Na sequência, ocorreram simulações realísticas, nas quais os docentes aprenderam a trabalhar com cenários de aprendizagem voltados para a área hospitalar", explicou.
Além do simulador, a capacitação incluiu o treinamento para o uso do software Body Interact, que permite criar cenários virtuais aplicáveis às aulas. "Esse software e o simulador são ferramentas complementares. Os docentes foram capacitados para configurar e utilizar ambos, visando proporcionar uma experiência educacional mais completa aos alunos", acrescentou Mesquita.
A orientadora educacional do Senac Cruzeiro do Sul Samili Nascimento, revelou que a capacitação trouxe novas perspectivas para o desenvolvimento dos cursos: "É uma tecnologia excepcional. Vai agregar de maneira grandiosa aos nossos cursos. Trabalho no Senac desde 2018 e viver isso me deixa de coração esperançoso para um futuro melhor para nossos alunos", afirmou.
A capacitação reforça o compromisso do Senac Acre com a inovação e o aprimoramento das práticas pedagógicas na área da saúde, preparando seus alunos para desafios reais do mercado de trabalho.