
Iniciativa visa democratizar o acesso à educação e melhorar as oportunidades no mercado de trabalho para a população acreana
O Senac Acre está com inscrições abertas para 1 mil vagas em cursos de educação a distância (EAD) de forma totalmente gratuita. A ação, realizada por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), tem como foco principal qualificar profissionalmente pessoas com renda familiar mensal per capita de até dois salários-mínimos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site https://www.ead.senac.br/gratuito/ e permanecerão abertas enquanto houver vagas disponíveis. Para participar, é necessário atender aos critérios do PSG de renda familiar e observar os pré-requisitos de cada curso. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
Segundo a coordenadora de EAD do Senac Acre, Marcela Carneiro, a iniciativa visa ampliar a qualificação profissional e fortalecer as chances de inserção no mercado de trabalho. “Queremos democratizar o acesso à educação profissional, permitindo que mais pessoas tenham condições de transformar suas trajetórias por meio do conhecimento e esta é uma oportunidade crucial para quem busca uma chance de se qualificar e mudar sua trajetória profissional”, destacou.
A oferta contempla áreas diversificadas do conhecimento, entre elas vendas, gestão, logística, marketing, tecnologia, hospitalidade e saúde. Entre os cursos disponíveis estão Ações Eficazes em Vendas, Administração do Tempo, Design Thinking, Estrutura de Dados Python, Branding e Marketing de Moda, LGPD, Planejamento de Eventos, Técnicas de Liderança, Marketing Turístico, entre outros.
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. Em 1947, em parceria com o Sesc, criou a “Universidade do Ar”, que ofertava cursos pelo rádio. Desde 2013, com o portal Senac EAD, a instituição ampliou sua presença nacional, oferecendo cursos livres, técnicos, graduação, pós-graduação e extensão a distância, apoiados por mais de 380 polos presenciais em todo o país.