Objetivo foi unir educação, saúde e bem-estar para conscientizar e prevenir o câncer de mama
Em alusão ao Outubro Rosa, alunos e orientadores educacionais do Senac Acre realizaram na quarta-feira, 8, um dia dedicado à conscientização do câncer de mama. A ação visava proporcionar um dia inteiramente voltado às mulheres, incluindo mães e alunas da unidade do Senac no Bosque. A iniciativa não se limitou apenas a palestras e informações, mas também ofereceu serviços de corte de cabelo, escova, limpeza facial, testes sanguíneos e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O evento se destacou por unir educação, saúde e bem-estar em um esforço conjunto para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a comunidade local e com a promoção da saúde da mulher.
Karen Mesquita, supervisora de saúde do Senac Acre, explicou que a instituição se empenhou em promover a conscientização não apenas sobre o câncer de mama, mas também sobre o câncer do colo do útero, a saúde reprodutiva das mulheres e as ISTs. “Tudo esses serviços são ofertados pelos nossos alunos com a supervisão dos orientadores educacionais da instituição”.
Antônia Albuquerque, uma das participantes do evento, expressou sua gratidão pela ação do Senac salientando que todos os detalhes da decoração a assistência dos funcionários foram cuidadosamente pensados. “A gente se sente honrada nesse dia tão especial, nesse mês especial que é o Outubro Rosa. Está sendo maravilhoso, e saio daqui completamente transformada, linda".
Para encerrar as atividades em alusão ao Outubro Rosa, uma roda de conversa sobre a importância da prevenção do câncer de mama com a mediação da jornalista Anne Nascimento e participação de Ana Maria Negreiros, Gerente do Hospital do Amor, o mastologista Dr. Laís Bulsoni, e com Ana Lúcia da Costa acontecerá na sexta, 20, às 16 horas, marcando o encerramento das ações.
O Outubro Rosa é um mês de conscientização que, a cada ano, ganha mais adeptos que reconhecem a importância de disseminar informações sobre a saúde das mulheres. Essa iniciativa mostra que a educação e a solidariedade podem se unir em prol de uma causa nobre, além de reforçar o compromisso do Senac com a metodologia que dividi teoria e prática.