
Senac Acre recepciona alunos do Novo Ensino Médio para mais um ano letivo
Ação fortalece a integração dos estudantes atendidos por essa parceria entre Senac e SEE
Interatividade, dinamismo e motivação marcaram as boas-vindas do Senac Acre aos alunos do Novo Ensino Médio (NEM) dos cursos técnicos da unidade Palácio do Comércio. O evento, realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2025, teve como foco o acolhimento e a integração dos estudantes para dar início ao ano letivo.
Atualmente, a unidade atende 507 alunos, parte dos 1365 estudantes beneficiados pelo programa, fruto da parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A previsão é que, até o final de 2025, esse número ultrapasse 3 mil estudantes em todas as unidades do Senac no Acre.
Uma das atrações do evento foi a participação de Isabelly França, ex-aluna do curso técnico em Administração do Senac. Atualmente, aos 21 anos, ela ocupa um cargo de gestora na Secretaria de Administração e compartilhou sua trajetória profissional na Roda de Conversa com os alunos. "O Senac foi o meu ponto de partida. O curso técnico em Administração abriu todas as portas para mim. Retornar ao Senac depois de dois anos e compartilhar minha trajetória é uma honra", destacou.
A coordenadora do Núcleo de Educação Profissional do Palácio do Comércio, Andreia Almeida, enfatizou a importância da recepção para os alunos do Novo Ensino Médio, que já frequentam o Senac desde 2024 e agora estão no último ano. "Nos reunimos com a equipe para pensar em algo mais leve, dinâmico e alegre. Também fizemos questão de trazer alguém próximo à idade deles para mostrar que o Senac realmente transforma vidas", explicou.
O Novo Ensino Médio é uma reformulação da educação no Brasil que torna o currículo mais flexível e centrado no protagonismo do aluno. Por meio dos itinerários formativos, os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos em áreas alinhadas aos seus interesses e projetos de vida. Além de fortalecer a formação geral básica, o modelo estimula o ensino técnico e profissionalizante, consolidando parcerias como a entre o Senac e a SEE para oferecer a dupla certificação, integrando o ensino médio à formação técnica.