Evento realizado pelo CRTR9 reuniu especialistas, alunos e profissionais da área
Com foco no fortalecimento da radiologia e na aproximação de profissionais e estudantes do segmento, o Senac Acre sediou a Jornada Acriana de Radiologia, evento organizado pelo Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 9ª Região (CRTR9), com apoio do Senac Acre. Realizada de 20 a 22 de novembro na unidade Senac Bosque, a jornada marcou o primeiro evento do CRTR9 no Acre desde a incorporação do estado à sua jurisdição, que também abrange Rondônia, Goiás e Tocantins.
A programação foi marcada pela diversidade e interatividade, trazendo temas de grande relevância para a área da radiologia. Ao longo dos três dias, profissionais compartilharam os mais recentes avanços técnicos, abrangendo desde procedimentos mais conhecidos, como a mamografia, até áreas menos exploradas na região, como a radiologia industrial e forense.
O diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão, destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento das áreas de saúde e tecnologia no estado. “Sediar a Jornada Acriana de Radiologia reafirma nosso papel no progresso educacional e profissional. Este evento marca um momento histórico, não apenas por ser o primeiro do CRTR9 no Acre, mas também por evidenciar a importância da radiologia para a sociedade e abrir portas para novas oportunidades profissionais”, afirmou.
A presidente do CRTR9, Denise Scartezini, ressaltou a importância de acompanhar as inovações no setor e destacou o papel essencial do Senac Acre como parceiro do evento. “O Senac nos recebeu com uma estrutura excelente. A escolha do local foi fundamental para proporcionar essa experiência enriquecedora aos profissionais e estudantes”, afirmou.
O conselheiro do CRTR9 e palestrante da segunda noite do evento, Paulo Paim, enfatizou a relevância de oportunidades como essa para apresentar áreas emergentes, como a radiologia industrial e forense, que têm grande potencial de expansão na região Norte. “Essas palestras ampliam o campo de atuação, mostrando novas perspectivas de trabalho na profissão. É uma forma de incentivar o interesse por áreas pouco exploradas e promover o avanço do conhecimento”, disse.
O diretor-tesoureiro do CRTR9, João Marcelo Porto de Deus, encerrou a Jornada com uma abordagem sobre a legislação da área, promovendo um rico debate com os participantes.
Além das palestras, o evento contou com sorteios, atividades interativas e momentos de networking, fortalecendo a troca de experiências entre os participantes e consolidando o papel da Jornada Acriana de Radiologia como um marco para a área no estado.