Evento destacou a importância da capacitação e desafios regionais enfrentados pela instituição na região amazônica
Com o objetivo principal de promover a troca de experiências e destacar as diferentes regiões do país, o Senac Acre foi sede na sexta-feira, 16, da reunião itinerante do Conselho Fiscal do Senac. O evento contou com a participação de representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical, além de representantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Previdência Social; Chefe e Secretária do Conselho Fiscal.
O presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Schreiner, ressaltou a responsabilidade do conselho em controlar e examinar as contas financeiras e econômicas das administrações regionais, que são compostas por 27 administrações regionais, além da administração nacional; e que há uma necessidade por parte do conselho em levar em consideração as peculiaridades de cada uma delas.
Schreiner esclareceu que os recursos do Senac não são públicos, mas, sim, provenientes das contribuições das empresas, que são recolhidas pelo INSS e repassadas à CNC. “Por falta talvez de informação ou de conhecimento acham que é público, o recurso não é público, o recurso é próprio”.
Além do papel de fiscalização, o Conselho Fiscal também auxilia na promoção da inovação e atualização dos serviços oferecidos pelo Senac. Esse é formado por 14 auditores fiscais de alta competência, que examinam os investimentos econômicos e financeiros realizados pelo Senac em todo o país.
A chefe da assessoria técnica do Conselho Fiscal do Senac, Flávia Villas, expressou sua admiração pelos serviços realizados pela Senac no Acre. “Ver o quão grande é o Senac em relação a essas ações (como a do Senac no Croa), que ele capacita não importa onde as pessoas estejam, então me emocionei por ver essa ação do Senac Acre”.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, que participou de forma virtual da reunião, parabenizou e ficou impressionado com as ações realizadas pelo Senac no Acre. “O trabalho é extraordinário e com números muitos bons de participação no cenário nacional e oferta variada de curso e por ser da Amazônia sei o quanto isso é importante”, finalizou o ministro.