Notícias

Você está aqui: Início Noticias Senac adota metodologia de planejamento mais flexível

Publicado em: 11/05/2023 16:40:28

Senac adota metodologia de planejamento mais flexível

Senac adota metodologia de planejamento mais flexível

 

No Acre, a instituição utiliza a nova metodologia de forma piloto, já no planejamento vigente

 

Senac adota nova metodologia de planejamento que trará mais flexibilidade para o processo de tomada de decisão e permitirá a participação colaborativa de todos os empregados e setores da instituição. As capacitações para utilização do OKR, sigla em inglês para Objectives and Key Results, que significa em português Objetivos e Resultados-Chave. A mudança na metodologia de planejamento começou em janeiro de 2023, com a criação de um comitê técnico para tratar da elaboração do planejamento estratégico do Senac Nacional de 2024 a 2027.


O objetivo é reposicionar a instituição no âmbito da educação profissional em todo o país e será usada no Processo de Elaboração do Plano Senac Brasil 2024-2027, que teve sua primeira discussão iniciada de forma online em 5 de maio. 
De acordo com assessora de planejamento e controle do departamento nacional do Senac, Érica Rocha, esse trabalho é de fundamental importância para estabelecer as metas e o direcionamento da atuação da organização. "Esse levantamento confirmou a necessidade de um reposicionamento do Senac no cenário da educação profissional. Isso inclui aspectos como relacionamento com setor produtivo, sociedade, inovação e comunicação", explicou.
Segundo o assessor de planejamento do Senac Acre, Evandro Araújo, a metodologia atualmente utilizada considera um planejamento de quatro anos, com revisão apenas ao final desse período. “Embora haja um plano anual, o processo acaba sendo rígido na tomada de decisão, o que dificulta a flexibilidade para realizar mudanças ao longo do caminho”, explicou. 


Araújo enfatizou que a metodologia adotada agora se concentra em resultados em vez de processos e permite a revisão constante dos planos em períodos mais curtos. “A cada três ou seis meses podemos realizar revisão. Isso proporciona maior mobilidade e flexibilidade no processo de tomada de decisão”.


O consultor Tomaz Ribas, contratado para ajudar na implementação da nova metodologia de planejamento no Senac explicou durante a live que para atingir objetivos, é preciso definir metas, iniciativas e avaliações frequentes, com participação de todos. “Se eu não meço os resultados com números eu não consigo gerenciar, eu não consigo melhorar”.


A nova metodologia que já está em vigor no Senac Acre de forma piloto no planejamento de 2023 e a partir de 2024, o Senac Nacional adotará a OKR em todo o país, tornando-se mais ágil e colaborativo em sua tomada de decisão. O processo de construção do Plano Senac Brasil 2024-2027 acontecerá durante os próximos três mês, com previsão de entrega em julho.

Mais Notícias

Compartilhe esta página
Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.


(68) 3213-3000

faleconosco@ac.senac.br

Departamento Regional do Acre