Instituição celebra trajetória de transformação social com campanha nacional “A gente se vê amanhã”
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) completa, neste sábado, 10, 80 anos de atuação dedicados à educação profissional e à transformação social no Brasil. Criada em 1946, a instituição é reconhecida como referência como na formação para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com impacto direto no desenvolvimento econômico, na inclusão produtiva e na trajetória profissional de milhões de brasileiros.
Ao longo de oito décadas, mais de 80 milhões de pessoas tiveram suas vidas transformadas por meio dos cursos e programas do Senac. De cada dez formados, sete conquistam uma nova ocupação durante ou após a conclusão do curso.

Em 1946 nasce o Senac
Fundado pelo decreto-lei nº 8.621, de 10 de janeiro de 1946, o Senac nasceu com a missão de preparar trabalhadores para o setor terciário e, ao longo do tempo, ampliou sua atuação para acompanhar o cidadão em diferentes fases da vida profissional, do primeiro emprego à especialização. Hoje, a instituição também é reconhecida pelo empresariado, já que 87,9% avaliam a formação como um diferencial positivo no momento da contratação, e mais de 94% das empresas consideram o Senac estratégico para o desenvolvimento nacional.

Evolução da marca
Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, a celebração dos 80 anos reforça a força institucional construída ao longo do tempo. ““Em novembro, a CNC completou 80 anos de vida. O Senac segue a mesma trilha no dia 10 de janeiro. E o Sesc, em setembro de 2026. É raro que três instituições atravessem juntas essa fronteira de oito décadas. E que o façam com o vigor de quem nunca deixou de se renovar, mostrando-se decisivas para o desenvolvimento humano e econômico do Brasil”, celebrou.
“São 80 anos de histórias, de vidas transformadas e de oportunidades criadas por meio da educação profissional. No Acre, o Senac tem papel fundamental na construção de trajetórias e no fortalecimento do setor produtivo. Celebrar essa data é reafirmar nosso compromisso com as pessoas e com o futuro do estado”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos.
No Acre, a história do Senac se confunde com o próprio processo de desenvolvimento do estado. Presente há quase cinco décadas, a instituição se prepara para completar 50 anos de atuação em 2027. Nesse período, ampliou o acesso à educação profissional e levou cursos aos 22 municípios acreanos, contribuindo diretamente para a geração de emprego, renda e a requalificação da mão de obra local.

Primeira unidade do Acre em sala alugada no edifício Santos em Rio Branco
Segundo o diretor de Educação Profissional do Senac Acre, Deywerson Galvão, a atuação da instituição no estado reflete o compromisso com uma formação alinhada às demandas locais e às transformações do mercado de trabalho. “Ao longo de quase 50 anos no Acre, o Senac tem cumprido o papel de transformar realidades por meio da educação profissional, ampliando oportunidades e promovendo inclusão social em todos os municípios”, afirmou.
Educação tecnológica e conexões para o futuro
Com olhar atento às transformações do mundo do trabalho, o Senac consolidou sua posição como referência em educação tecnológica, firmando parcerias com grandes empresas do setor e conquistando selos e prêmios nacionais e internacionais. Um dos exemplos é a Balsa-Escola José Roberto Tadros, primeira escola fluvial tecnológica do mundo, que oferta capacitação gratuita em Tecnologia da Informação a populações ribeirinhas do Amazonas.
A instituição também investe na formação de alunos de alta performance, que representam o Brasil em competições internacionais como a WorldSkills Competition, considerada a maior disputa mundial de educação profissional. O conhecimento adquirido nesses eventos retorna às salas de aula do Senac, fortalecendo o ensino em todo o país.
Campanha nacional e ações comemorativas

Campanha nacional do 80 anos
Para marcar os 80 anos, o Senac lança a campanha nacional “A gente se vê amanhã”, que reforça sua presença contínua na vida dos brasileiros e projeta o impacto da educação profissional no futuro das pessoas, do mercado e do setor produtivo. A mensagem central destaca que a atuação da instituição vai além da certificação, abrindo caminhos, conectando sonhos e criando oportunidades.
As ações incluem inserções em TV aberta, streaming, veículos impressos, plataformas digitais e redes sociais. Um dos destaques será a exibição do vídeo oficial da campanha no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo.
A programação prevê ainda parceria com a companhia aérea Azul. Entre os dias 10 e 17 de janeiro, todos os voos da empresa contarão com menções aos 80 anos do Senac no speech de bordo, além da exibição do vídeo da campanha nas telas individuais das aeronaves. No dia 10, uma ação especial em um voo terá a participação do influenciador Danrley, ex-BBB, atleta e estudante de Pedagogia, com conteúdo que integrarão a primeira novela vertical da Rede Globo, “Tudo por uma segunda chance”, e as redes sociais do Senac.
Como parte das celebrações, a instituição também prepara a inauguração do Senac Eixo Monumental, em Brasília, espaço voltado à gastronomia, experiências sensoriais e formação profissional, que já nasce com a proposta de ser a Embaixada da Gastronomia Brasileira.