Projeto integrador realizado por alunos do curso de Cuidado Infantil beneficiou crianças em situação de vulnerabilidade
Alunos do curso de cuidador infantil do Senac de Cruzeiro do Sul encerram do dia 30 de agosto suas atividades de forma marcante, dirigidos pela orientadora educacional Daniele Lopes, colocaram os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em prática com empatia e solidariedade em um projeto integrador que beneficiou crianças em situação de vulnerabilidade da Fundação Betel, abrigo de crianças e adolescentes localizado no municio.
O projeto, intitulado "Cuidar, Plantar, Cuidar e Colher," arrecadou doações de roupas, materiais descartáveis, fraldas, brinquedos e outros itens essenciais para as crianças do abrigo. Os alunos não apenas pediram doações de suas famílias, mas também mobilizaram a comunidade e outras turmas do Senac em Cruzeiro do Sul para participarem da iniciativa. Por meio de uma caixa de doações colocada no Senac, em dois meses, conseguiram juntar uma quantidade significativa de suprimentos.
Maria Lúcia Coelho da Silva, uma das alunas do curso e idealizadora do projeto, compartilhou que sua inspiração para o projeto veio da oportunidade proporcionada pelo Senac em levar as atividades para fora da sala de aula. “Queríamos algo que realmente aprendêssemos e vivenciássemos o que estávamos estudando. Nada mais uniu o útil ao agradável do que criar um projeto que beneficiasse as crianças da Fundação Betel, que vivem em situação de vulnerabilidade."
O abrigo da Fundação Betel é um refúgio que acolhe crianças e adolescentes vítimas abandono, exploração e abuso sexual. “As crianças que estão aqui aguardam alguma audiência ou passaram por situações de vulnerabilidade em suas famílias.", explicou a orientadora educacional do Senac Acre Daniele Lopes.
Além das doações, os alunos prepararam uma série de atividades para as crianças do abrigo, incluindo brincadeiras, salão de beleza com um profissional de estética, música e prêmios. A iniciativa foi um sucesso, graças à generosidade da comunidade e ao espírito solidário dos alunos.
A professora Daniele Lopes enfatizou a importância da experiência prática para o aprendizado dos alunos. "Acho que não tem jeito melhor de aprender do que na prática. O curso nos proporcionou a oportunidade de externar um projeto que já tínhamos vontade de fazer."
O Projeto Integrador dos cursos do Senac é uma parte essencial do currículo, especialmente projetada para proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula, estabelecendo uma conexão significativa entre o ambiente sala de aula e a realidade do mundo do trabalho.